Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Grupo parlamentar do MpD visita obras municipais financiadas pelo Governo (c/áudio)

Cidade da Praia, 05 Abr (Inforpress) – O Grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD-poder) efectuou hoje uma visita as obras municipais financiadas pelo Governo para se inteirar do andamento e do funcionamento das mesmas.

Em declarações à imprensa, a deputada Lúcia Passos explicou que o objectivo é fazer o acompanhamento e fiscalizar se de facto a autarquia tem cumprido com o contracto programa assinado com o Governo no âmbito do Programa de Reestruturação e Reabilitação do Ambiente (PRRA) e Fundo do Ambiente.

Segundo avançou, as obras de calcetamento de ruas, estradas, construção de murros de protecção, de rede de esgoto e de água abrangem os bairros de Calabaceira, Safende, São Pedro e Pensamento, obras essas que, no seu entender, vão valorizar e aumentar o auto-estima das populações e comunidades e tornar a cidade uma capital mais inclusiva.

Lúcia Passo, afirmou que com esse investimento, vão ser criadas ainda vias de acesso que vai ligar o bairro de Calabaceira a São Pedro, Calabaceira Pensamento e Calabaceira Safende, contribuindo assim para minimizar o problema dos acessos na época das chuvas.

Por outro lado, avançou que no âmbito do projecto de saneamento da autarquia em parceria com a Águas de Santiago (AdS) e o Governo, vão trabalhar na ligação de rede de esgoto, trabalho que irá envolver a sociedade civil, no âmbito do qual as Organizações Não Governamentais vão levar a cabo sessões de sensibilização sobre a importância do uso da rede de esgoto.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos que acompanhou o grupo parlamentar do MpD nessa visita, disse que as obras de infraestruturação, de drenagem construção de murros de protecção e de calcetamento nesses bairros ultrapassam os 120 mil contos

Segundo o edil praiense a ideia é tornar a cidade mais resiliente sobretudo na época das chuvas, e já neste ano a prioridade recaiu na zona norte da cidade com intervenções e obras de drenagem que vão resolver o problema de acesso a esses bairros periféricos, valorizar as ribeiras e encostas, permitindo assim ligar a cidade a todos os bairros.

Conforme avançou o autarca, as obras estão orçadas em 120 mil contos e contam com o apoio do Governo através do Fundo do Ambiente e do projecto PRRA, e devem estar concluídas em Julho antes da época das chuvas.

Óscar Santos informou ainda, que para este ano estão previstas mais intervenções na zona rural, São Tomé, São Francisco e São Martinho, e que até o final do seu mandato pretendem requalificar cerca de 1000 casas em todos os bairros da capital com intervenções a nível de tectos e criação de casas de banho.

AV/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos