Cidade da Praia, 07 Jan (Inforpress) – A comunidade de Achada Mato, no município da Praia, foi hoje contemplada com uma feira de saúde das Forças Armadas (FA), envolvendo seis médicos militares num universo de 25 técnicos de saúde, visando a promoção da saúde e prevenção de doenças.
À Inforpress, o primeiro-tenente Mário Évora, médico de formação, revelou que se pretende com esta iniciativa, nesta comunidade contígua ao quartel da 3ª Região Militar, primeiramente comemorar o 56º aniversário desta instituição castrense, que se assinala a 15 de Janeiro, evento que decorre a nível nacional, no quadro da sedimentação da prestação dos cuidados primários de saúde da população.
“As Forças Armadas têm um papel social e é este este papel social que estamos aqui a sedimentar hoje. Temos uma equipa multidisciplinar composta por militares, técnicos militares, entre os quais seis médicos militares entre cardiologia e clínica-geral e uma rede de apoio de parceiros, a CCS-Sida, a Verdefam e enfermeiros voluntários”, decifrou Mário Évora.
Considerou “muito boa a adesão da população”, não só nesta feira da Praia, mas também nas regiões militares de São Vicente e Sal, pois está convicto que por se tratar da questão de saúde “todos estejam preocupados” em inteirar-se da sua situação, sendo certa que a população adulta (terceira idade) tem sido a mais participativa.
Neste particular, este especialista lançou um repto a população jovem no sentido, também, aderir a iniciativa, de forma a elucidar do seu estado de saúde na eventualidade de resolver atempadamente uma eventual situação que possa ser resolvida nesta incumbência das Forças Armadas que sai do quartel para ir, uma vez mais, ao encontro da população.
“Esta é uma das missões das Forças Armadas que é zelar pela parte social. Nós fazemos sempre actividades similares em todo o país com uma periodicidade. Desta vez juntamos o útil ao agradável, comemoração do aniversário da instituição e, também, este aproximar com a população cabo-verdiana na prestação dos cuidados de saúde”, observou.
Estas actividades são planificadas, sublinhou Mário Évora, ressaltando que ao longo do ano as FA organizam várias actividades similares nas ilhas onde existem representação nacional sob forma de comando, mas que havendo condições financeiras, poderão ser levadas estas acções a outros pontos do país.
O evento de Achada Mato realiza-se na escola local, do Ensino Básico Obrigatório, por sinal apadrinhada pela Terceira Região Militar, com a particularidade deste evento contar com a presença do chefe do Estado Maior das Forças Armadas, António Duarte Monteiro, para visita à comunidade, além da actuação da banda militar.
Paralelamente à feira de saúde deste bairro da capital cabo-verdiana, realizam-se eventos similares na 1ª Região Militar, em São Vicente, na zona de Calhau, ao passo que na 2ª Região Militar, na ilha do Sal, as actividades decorrem na cidade de Santa Maria.
SR/CP
Inforpress/Fim