Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Festa paroquial de São Filipe Apóstolo celebrada com novenas e missa com transmissão online

Cidade da Praia, 29 Abr (Inforpress) – O dia da paróquia de São Filipe Apóstolo, na cidade da Praia, que se comemora a 01 de Maio, este ano vai ser celebrado com missa com transmissão online, como forma de evitar a aglomeração de pessoas.

Em conversa com a Inforpress, o pároco Padre Samuel Costa disse que com a indicação de as pessoas ficaram em casa, devido ao risco de propagação do novo coronavírus, a paróquia decidiu criar duas dinâmicas para não deixar que a data passe despercebida e  garantir que mesmo distantes as pessoas possam estar perto espiritualmente.

“A primeira dinâmica criamos uma novena de oração que iniciou no dia 22 de Abril  para a preparação da festa paroquial e tem sido feito todos os dias pelos paroquianos nas casas às 18:00 em sintonia com o pároco que reza diante da imagem  do Apóstolo Filipe”, explicou.

A segunda dinâmica, conforme indicou, passa pela celebração da missa do dia 01 de Maio com as limitações impostas pela situação de contingência que está a ser vivida em Cabo Verde e pelo mundo.

Assim, a missa que costuma ser precedida de procissão e acompanhada por uma multidão, vai ser rezada na capela de São Filipe, a partir das 11:00, e, para além do padre, terá presença apenas dos cantores, leitores e acólitos que ajudarão na celebração eucarística.

O público terá oportunidade de acompanhar a missa online nas páginas da diocese de Santiago de Cabo Verde e da  paróquia de São Filipe Apóstolo rede social Facebook  e no Youtube, para evitar a propagação do vírus, como é orientação da diocese e do próprio Governo.

O padre Samuel disse ainda que diligências estão ser feitas no sentido de conseguir a transmissão radiofónica da missa na Rádio Comunitária Voz de Ponta d’Água a abranger mais pessoas que poderão ter dificuldades no acesso via internet.

“Portanto vai haver essa missa  e a indicação é que as pessoas acompanhem a partir de casa com muita devoção apesar de distante fisicamente”, disse, desejando que essa celebração tenha os benefícios e as graças em todas as famílias que rezarem intensamente mesmo diante um telemóvel ou de um computador.

Samuel Costa adiantou que depois de ultrapassado esse momento conturbado vai ser  organizada uma grande missa com procissão do santo pelas ruas da paróquia para condignamente celebrar a festa. Por ora o apelo é que as pessoas fiquem em casa e cumpram as regras de distanciamento social e outras recomendações das autoridades.

A par das celebrações adianta que a paróquia tem em curso uma campanha para ajudar as famílias mais vulneráveis nas diversas localidades da paróquia.

Várias famílias já foram beneficiadas. As doações continuam a ser recolhidas para abranger mais pessoas que passam por dificuldades nesse momento de pandemia.

MJB/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos