Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia Exchange prepara conteúdos para plataforma de intercâmbios entre profissionais de arquitectura em África

 

Cidade da Praia, 17 Jan (Inforpress) – O encontro Praia Exchange, no âmbito do Projecto African Mobilities , que hoje se iniciou na capital do país, está a preparar conteúdos que vão fazer parte da plataforma de intercâmbios entre profissionais de arquitectura do continente africano.

O encontro, que decorre até 20 de Janeiro, uma iniciativa do Architekturmuseum der TU Munchen (Museu de Arquitectura da Universidade Técnica de Munique), Alemanha, e da Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo, África do Sul, também vai preparar conteúdos para uma exposição que vai acontecer em Abril deste ano, no Museu de Arquitectura da Universidade Técnica de Munique.

Em declarações à imprensa, momentos antes do início do encontro, a arquitecta angolana Paula Nascimento, uma das coordenadoras regionais do evento, explicou que projecto African Mobilities contempla uma série de intercâmbios públicos em várias cidades africanas (Dakar, Praia, Lagos, Joanesburgo, Kampala e Harare), reunindo arquitectos africanos de todo o continente, em conversa com vários outros criativos na cidade anfitriã.

“Estamos a criar conteúdos que vão fazer parte de uma exposição em Abril e de uma plataforma que vai ser desenvolvida para trocas de experiências e de intercâmbios entre os profissionais do continente. É a última parte de uma série de workshops que já aconteceram em várias cidades africanas, frisou.

Por sua vez, a arquitecta Patti Anahory, também coordenadora regional, realçou que o projetco African Mobilities (mobilidade africana) pretende pensar a questão da mobilidade em toda a sua vertente, que caracteriza as cidades africanas e o continente em geral, e encontrar ideias em comuns dentro da ideia e questionar “um pouco essa questão de mobilidade”.

Entre as diversas actividades contempladas para o Praia Exchange, está uma oficina “Diálogos (Des)locados: mapeamento rupturas nas narrativas lusófonas”, que inaugura hoje o encontro, seguido de uma palestra, à tarde, sobre “Territórios (Des)locados”, ministrada pela arquitecta angolana e curadora de arte contemporânea Paula Nascimento.

Está agendada, ainda, uma mesa redonda com o tema “Diálogos (Des)locados: Mapeando Rupturas nas Narrativas Lusófonas”, com a participação de Patti Ananhory, Paula Nascimento, Aisha Balde, António Tomás, Odair Varela, Salif Silva e César Schofield Cardoso, no dia 19 de Janeiro.

A performance multimédia “Topografias (Des)locadas”, pelo artista visual César Schofield Cardoso, com a participação da banda musical Na Jam, no dia 20 de Janeiro, às 19:00, na rua pedonal, também faz parte do evento.

DR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos