Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Escola Técnica Cesaltina Ramos pretende ser “uma referência” a nível da formação profissional – director

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – A Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos (ESPCR), na Cidade da Praia, pretende ser “uma referência” a nível da formação profissional em Cabo Verde, pretensão avançada à Inforpress, em entrevista, pelo director António Afonso Tavares.

A instituição de ensino comemora 26 anos de existência no dia 30 de Abril, daí o desafio, como apontou o director, de transformar a ESPCR numa escola de referência no País, a nível do ensino secundário e da formação profissional, (…) já que a mesma dispõe de “oficinas e recursos humanos capazes”.

António Afonso Tavares indicou, no entanto, a modernização das sete oficinas existentes na escola, com computadores e consumíveis modernos  como “um dos maiores desafios” da instituição.

Mesmo assim, o responsável ressalvou que a ESPCR conta com oficinas à altura, dado a parceria com a Cooperação Luxemburguesa, que remodelou as oficinas de carpintaria, construção civil e electricidade/electrónica.

O responsável adiantou ainda que o desafio lançado há dois anos sobre a criação de um laboratório de matemática continua a ser um dos objetivos da instituição, por ser esta disciplina, assim como a física e a química, nuclear na formação por via técnica.

Por isso, garantiu que já existe um espaço e materiais para a instalação do laboratório, estando à espera, conforme informou o director da ESPCR, da fase de lançamento de concurso.

“É um desafio que enquanto director quero ver realizado na escola, assim como temos laboratórios para as outras disciplinas”, garantiu

António Afonso Tavares informou que a escola tem apostado na disciplina de mandarim, por a maioria dos alunos da via técnica ter pretensão de continuar os estudos na China.

Em relação às actividades de celebração do 26º aniversário da ESPCR, o responsável informou que vão ser mínimas, devido à situação pandémica por que passa o País, estando agendado para 30 de Abril uma exposição dos alunos das Artes Gráficas, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

Para além disso, adiantou que a instituição vai realizar, a partir do mês de Maio, a semana da via técnica num formato virtual, como forma de atrair novos alunos para este modelo de ensino e aprendizagem.

A ESPCR conta com 1.239 alunos, sendo 814 via geral do 7º ano a 12º ano, e 415 estudantes da via técnica, mas sublinhou que o objectivo para os próximos dois anos é duplicar o número de alunos da via técnica.

OM/AA
Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos