Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia é uma cidade comprometida e envolvida no projecto mundial de redução de riscos e emergências – Óscar Santos (c/áudio)

Cidade da Praia, 13 Nov (Inforpress) – A Praia é uma cidade comprometida e envolvida no projecto mundial de redução de riscos e de emergências, afirmou hoje o autarca praiense, Óscar Santos.

A formação foi feita no discurso de abertura do VIII Encontro Técnico da Rede Temática Protecção Civil de Cidades UCCLA, que decorre na cidade da Praia, organizada numa parceria entre a Câmara Municipal da Praia e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, sob o lema “Educar para Prevenir”.

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP) apontou que nos últimos anos têm apostado na capacitação dos bombeiros com novos equipamentos e prometeu continuar nesta vertente de forma a permitir respostas mais eficazes nas situações de emergência.

Acrescentou que vai seguir e apostar nas infra-estruturas de drenagem à semelhança do que vem acontecendo em Fonton, Cobom, Avenida Cidade de Lisboa, Moinhos e Pensamento, para criar uma cidade mais inclusiva e resiliente.

Sobre este encontro, Óscar Santos considerou que reforça a ideia de que a UCCLA está profundamente engajada no processo das transformações das cidades, onde, segundo defendeu, a participação de todos é de “importância extrema”.

“Este VIII encontro marca de forma indelével o ciclo da vida da nossa comunidade e a cidade da Praia abraça esta causa por acreditar que só assim podemos juntar sinergias e potenciar o desenvolvimento”, notou Óscar Santos.

Por seu turno, o coordenador das Redes Temáticas Protecção Civil de Cidades UCCLA, Renato Costa, disse que este encontro é um espaço de reflexão e aprendizagem recíproca para o enriquecimento do conhecimento teórico e o reforço da capacidade de agir no tempo e com qualidade.

O representante da UCCLA indicou que a organização tem desempenhado muitas acções no âmbito da saúde, educação, cultura, infra-estruturas, patrimoniais, entre outras, para fomentar o desenvolvimento económico das cidades membros.

O presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Reinaldo Rodrigues, depois alertar para a importância dos trabalhos de prevenção contra as mudanças climáticas, destacou o trabalho que a câmara da Praia tem feito no domínio da mitigação dos riscos com a requalificação das encostas.

“É um bom exemplo, mas é um trabalho que tem que ser feito com continuidade, principalmente a nível dos outros municípios e continuando nesta senda teremos cidades mais resilientes e preparadas para o fenómeno de mudanças climáticas”, projectou o responsável.

A União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA) é uma organização de carácter internacional formada por cidades da Lusofonia, fundada em Lisboa, Portugal, em 28 de Junho de 1985.

A organização foca em projectos de cooperação na área de empresas, de imigrantes, cultura, promoção da língua portuguesa e questões urbanas como lixo, sistema viário, conservação de património, saúde pública e abastecimento de água.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos