Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Dia Municipal da Tabanca é celebrado com desfile de grupos

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia realiza esta quinta-feira, no Largo Amílcar Cabral, um desfile para comemorar o Dia Municipal da Tabanca, que se assinala desde o ano de 2017, a 29 de Julho.

O director da Cultura, Adilson Spínola, explicou à Inforpress que pretendem com este evento reconhecer o contributo que a tabanca tem dado para o desenvolvimento cultural de Cabo Verde, sobretudo na Cidade da Praia.

Neste sentido, comunicou que vão ser entregues aos grupos de tabanca de Achada Santo António, Várzea e Achada Grande Frente um certificado e um kit incluindo tambores, cornetas e baguetes, em reconhecimento do contributo que têm dado em prol da preservação dessa manifestação cultural.

Adilson Spínola avançou, contudo, que a edilidade está a fazer um estudo para que haja uma política direccionada para esta manifestação cultural, com a criação de um roteiro turístico.

De referir que a tabanca, espécie de cortejo que mistura dança, música e encenação, surgiu no século XVI, como forma de resistência ao poder colonial, sendo proibida até à independência de Cabo Verde, em 1975.

O Dia Municipal da Tabanca foi instituído como forma de valorizar e enaltecer esta manifestação cultural típica da ilha de Santiago, que reflecte a história e a construção da cidade, com raízes profundamente populares que durante a época colonial foi reprimida.

 OM/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos