Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Dia Mundial da Alimentação assinalado com conferência sobre a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares

Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente promove hoje uma conferencia sobre a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares para garantia da Segurança Alimentar e Nutricional em Cabo Verde, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado hoje, 15 de Outubro.

Em declarações à Inforpress, a secretária executiva da Segurança Alimentar e Nutricional, Rosa Semedo, adiantou que a referida conferencia realiza-se sob o lema “Sistemas agroalimentares sustentáveis para garantia da Segurança Alimentar e Nutricional em Cabo Verde: Desafios e Perspectivas, em parceria com a FAO.

O lema deste ano, “As nossas Ações são o nosso Futuro. Melhor Produção, Melhor Nutrição, Melhor Ambiente e Melhor Qualidade de Vida”, de acordo com esta responsável, chama atenção para a urgência de transformar a maneira como os alimentos são consumidos e produzidos.

“O objectivo do evento é junto dos parceiros discutir, encontrar soluções, pistas para a implementação de uma melhor política, queremos aproveitar o espaço para alertar a população sobre a sua responsabilidade, porque a matéria da segurança alimentar é uma questão transversal, que não tem a ver apenas com a produção primária”, adiantou.

Segundo informou, estará presente no encontro, que é um espaço de discussão e troca de ideias sobre os sistemas alimentares resilientes e o seu impacto na redução da insegurança alimentar, todos os responsáveis que de uma forma ou outra estão ligados ao sector da segurança alimentar.

Defendeu, neste sentido, a necessidade de se apostar em investimentos para tornar os sistemas agroalimentares mais “eficientes”, “inclusivos” e” sustentáveis”.

Os desafios do sector primário, o uso sustentável dos recursos, a situação de Cabo Verde em matéria de segurança alimentar e nutricional, a importância do uso de frutas e legumes na segurança alimentar e nutricional, lançamento do e-book “Do Mar à Mesa” e divulgação de Spots, são alguns dos assuntos a serem abordados durante a conferencia.

O público-alvo que participa no referido evento são instituições que trabalham em prol da segurança alimentar e nutricional, alunos universitários, operadores económicos, ONG, Associação de produtores, entre outros.

A abertura será presidida pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e contará com a presença da Representante da FAO em Cabo Verde, Ana Laura Touza.

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.

O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos