Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Comunidade de Vila Vitória beneficia de feira de saúde promovida pela Câmara Municipal

Cidade da Praia, 17 Jul (Inforpress) – A comunidade de Vila Vitória, em Achada Limpo, na Cidade da Praia, recebeu hoje uma feira de saúde promovida pela Câmara Municipal da Praia, no âmbito do programa “saúde preventiva e de proximidade”.

O evento, que conta com a parceria de várias instituições, contempla para além das consultas e outros cuidados de saúde, conversas abertas sobre o impacto da vacinação na sociedade cabo-verdiana, o uso abusivo do álcool e de outras drogas, a saúde sexual e reprodutiva e a preservação das infra-estruturas municipais.  

Segundo a coordenadora do serviço municipal de Saúde, Eunice Baessa, além de dar às pessoas a possibilidade de fazerem consultas e terem outros cuidados de saúde, o objectivo é de informar e sensibilizar a população para a importância de cuidarem da saúde, da necessidade de fazerem bom uso e a conservação do espaço e os cuidados que devem ter com as doenças vectoriais, sobretudo, na época das chuvas que se aproxima.

“As pessoas estão a ter acesso à consulta de clínica geral e de ginecologia, através de um posto móvel da VerdeFam.  Temos enfermeiros a fazerem rastreios de diabetes e hipertensão arterial, mas temos aqui também um psicólogo que veio falar do problema do consumo de álcool e outras drogas”, disse.

A feira está também a ser aproveitada para esclarecer “alguns tabus” à volta da vacinação contra a covid-19.

Eunice Baessa aproveitou para apelar às pessoas a aderirem à campanha de vacinação, prometendo também, em parceria com a delegacia de Saúde, levar um posto de vacinação para facilitar a vacinação da comunidade.

A adesão das pessoas tem sido boa, conforme a coordenadora, que adiantou que esta feira que vai ser levada para outras zonas contando com as parcerias da VerdeFam, da Comissão de Coordenação do Combate ao Álcool e outras Drogas (CCAD), além do comité de Coordenação de Combate à Sida.

Vila Vitória é um dos empreendimentos do programa casa para todos e é composta por mais de 500 moradias que foram disponibilizadas às famílias de baixa renda, com idosos, crianças e pessoas portadoras de deficiência.

O psicólogo Nilson Mendes, do serviço psicossocial da Câmara Municipal da Praia, frisou que Vila Vitória é um bairro novo constituído na sua maioria por mulheres chefes de família e com filhos e que enfrenta muitas dificuldades.

Por isso considera fundamental a abertura da instituição no sentido de ajudar a população não só com o apoio psicossocial, mas também a nível económico e em outros âmbitos.

MJB/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos