Praia: Governo apresenta programa nacional da actividade física denominado “Mexi Mexê” (Rectificada)

 

Cidade da Praia, 06 Abr (Inforpress) – O Governo cabo-verdiano  procede hoje ao lançamento do programa nacional da actividade física, denominado “Mexi Mexê”, na Cidade da Praia, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Actividade Física.

O programa, que foi concebido pelo Governo de Cabo Verde numa parceria entre os ministérios do Desporto, Saúde e Agricultura e Ambiente, câmaras municipais e Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) sob o lema “Um movimento por uma vida mais saudável”, inclui também, no mesmo dia, no pátio do Palácio do Governo uma aula de ginástica, rastreio de saúde e orientações nutricionais.

Na mesma linha e sob o mesmo lema, a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos (CMSLO), em parceria com o centro de saúde local e todos os grupos de ginástica do município organiza esta quinta-feira, 06, uma “aulão” no polivalente João Teves.

Para além da aula, a autarquia local, à semelhança de outras congéneres nacionais, possui um leque de actividades, que promovam o desporto e o bem-estar,  para comemorar o Dia Mundial da Actividade Física.

O Dia Internacional da Actividade Física, que se comemora hoje, é para o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, “extremamente importante” para que as pessoas ganhem “a prática de actividade física e ligá-la às actividades desportivas, essencialmente pelos valores que o desporto transmite como a tolerância, respeito pelo adversário, saber ganhar e perder e trabalho em equipa”.

A prática regular de actividade física apresenta inúmeras vantagens e os médicos recomendam fazer, pelo menos, 30 minutos de exercício físico por dia.

A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inactividade física como o quarto principal factor de risco de morte no mundo.

De salientar que, o COC tem desenvolvido um conjunto de actividades desportivas na Cidade da Praia que, para além de promover a modalidade, está a “empoderar” as mulheres para questões de liderança nas organizações desportivas.

Entretanto, de acordo com a página do COC na internet, este é o primeiro passo para a implementação de um programa do comité, que irá andar por todo o país lançando a “semente da participação feminina no desporto”.

Outra ilha que está a receber a actuação do Comité Olímpico Cabo-verdiano, dentro da extensão da comemoração do Dia Mundial da Actividade Física e do tempo “pascoal”, é a ilha do Maio.

Segundo a mesma fonte, os voluntários do COC estão a organizar uma actividade no Maio, denominado “Páscoa com desporto”, que está a acontecer desde 02 de Abril e vai até 15 deste mês, com a prática de várias modalidades desportivas nas diferentes localidades da ilha.

Andebol, futsal, atletismo, ciclismo, surf, voleibol de praia, ténis de mesa e basquetebol são as modalidades a constar da agenda, “fazendo com que a ilha esteja respirando desporto nestes dias”.

Entretanto, a ilha tem recebido os voluntários do COC com a organização de várias actividades depois da passagem do projecto do Comité “Verdeolympics”, que os empoderou nas questões de organização de eventos desportivos “sem grandes recursos financeiros”.

O projecto VerdeOlympics é uma iniciativa do COC, em parceria com a organização desportiva internacional SportImpact, que no final de 2016 chegou a todas as ilhas do país para lançar a mensagem da organização de eventos desportivos, tendo como recursos básicos materiais reciclados.

AF/ZS

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos