Cidade da Praia, 21 Nov (Inforpress) – Um grupo de 50 voluntários da associação Kebra Canela Beach participou hoje numa campanha de limpeza na praia de Portinho, em Achada Grande Trás, Cidade da Praia, no âmbito da IV edição da Cabo Verde Ocean Week.
“O Ministério do Mar contactou-nos para lhe dar este apoio nesta campanha que está a ser feita em todas as ilhas habitadas de Cabo Verde. Nós escolhemos a praia do Portinho por esta ser extremamente suja, onde o pessoal faz passeios nos finais de semana e a deixa cheia de lixo”, disse à Inforpress um dos responsáveis, Cristophe Antunes.
Este activista afirmou ainda que é desta forma que o grupo está a dar a sua contribuição para o meio ambiente e que, além da limpeza, vão ainda pintar os bidões, colocá-los o logo da Cabo Verde Ocean Week (CVOW) para que as pessoas passem a depositar o lixo no seu respectivo lugar.
“A todas as pessoas que frequentam as praias de Cabo Verde, o apelo é para que sempre levem o seu saco para depositarem o seu lixo e depois levá-lo de volta. Mas é muito difícil, há famílias grandes, com muitas crianças, trazem muitas coisas, há bebidas alcoólicas envolvidas, então fica muito difícil, por isso achamos também que se tiver algo onde possam depositar os seus lixos, penso que irão fazê-lo”, prosseguiu.
Cristophe Antunes ressaltou que o objectivo é colocar depósitos de lixo em todas as praias, para que quando lá chegam e depararem com contentores cheios é basta esvaziá-los.
“É algo de dez minutos, basta esvaziar os depósitos. Mas se o lixo estiver espalhado pela praia, fica mais difícil”, frisou.
Kebra Canela Beach é uma associação criada por Cristophe Antunes e sua esposa Indira Adão para lutar por “um Cabo Verde mais limpo”.
“Já estamos nisso há mais ou menos seis anos. Hoje estamos bastante melhores, agora temos parceria com empresas como a Bonatura, SITA e Moave”, concretizou.
GSF/AA
Inforpress/Fim