Praia/ Atletismo: Samuel Freire Edena Lima e reeditam vitória na Corrida da Liberdade

Cidade da Praia, 13 Jan (Inforpress) – Os atlestas Samuel Freire e Edena Lima foram os grandes vencedores da XIII edição da Corrida da Liberdade, ao triunfarem esta manhã na prova dos 10 quilómetros masculinos e femininos respectivamente.

Numa prova que foi realizada com um percurso diferente, devido às restrições por causa do novo coronavírus, Samuel Freire e Edna Lima voltaram a vencer a Corrida da Liberdade, repetindo a proeza de 2020.

No pódio da prova masculina, o atleta cabo-verdiano do Benfica de Portugal cortou a meta, seguido do Wilson Cabral (segundo) e António Cardoso.

Edena Lima , atleta portuguesa santantonense residente na Cidade da Praia, partilhou o pódio com a portuguesa Sandra Teixeira (segundo) e Adalgisa Varela, de Tarrafal de Santiago.

Em declarações à imprensa, Samuel Freire, vencedor masculinos, disse que ficou muito “satisfeito” por vencer por dois anos seguidos esta competição, principalmente no contexto em que foi realizado.

Quanto à prova considerou que foi “fácil” , apesar das dificuldades de treinamento e falta de competições devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19.

Por seu turno, Edena Lima demonstrou-se satisfeita por vencer mais uma vez a Corrida da Liberdade, principalmente por conseguir superar Sandra Teixeira, apesar da atleta portuguesa ter competido com algumas limitações físicas.

Na categoria dos 5 quilómetros, Samuel da Veiga, da Assomada, venceu a prova júnior masculino, Elisabeth da Graça (Calheta São Miguel) triunfou em júnior feminino e Crisolita Rodrigues foi a vencedora em veteranos femininos, ao passo que José Monteiro chamou a si o título em veteranos masculinos.

Nos 100 metros, que foi uma novidade deste ano, Adilson Borges venceu a prova masculina e Micaela Rodrigues a feminina.

Na prova de cadeirantes ( 100 metros em cadeiras de rodas) Nilson Pires e Cleidiane Pereira venceram nos escalões masculinos e femininos respectivamente.

A Corrida da Liberdade 2021, organizada pela Câmara Municipal da Praia, com apoio técnico da Federação Cabo-Verdiana de Atletismo, contou com a participação de 213 atletas, entre juniores, seniores e veteranos .

Iniciativa da Câmara Municipal da Praia, a Corrida da Liberdade foi instituída para assinalar o Dia da Liberdade e da Democracia que se comemora a 13 de Janeiro e vem ganhando dimensão ano após ano, dada a forma como movimenta atletas e amantes do atletismo a nível nacional e internacional.

OM/JMV

Inforpress

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos