Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Atleta Walter Barros lança projecto “believe” para “acelerar” o desenvolvimento comunitário

Cidade da Praia, 12 Jul (Inforpress) – O atleta e antigo campeão de boxe, Walter Barros, acaba de lançar o projecto desportivo “believe” com a intenção de “acelerar” o desenvolvimento comunitário através de acções práticas que atinjam, sobretudo, as comunidades mais vulneráveis.

Segundo Walter Barros, o projecto que faz parte do rol das iniciativas da Instituição do Desporto Walter Barros (organização sem fins lucrativos), contempla áreas como a alfabetização de adultos, a formação e capacitação para os jovens e, ainda, a educação para as crianças com necessidades especiais.

“O objectivo é trabalhar, na prática, para ajudar na resolução dos diversos problemas cujas autoridades sozinhas não têm conseguido resolver, como são os casos da violência urbana, a massificação do acesso à saúde, à educação e à formação profissional”, explicou.

Walter Barros acrescentou ainda que o objectivo é trabalhar de acordo com a realidade de cada comunidade levando, para cada bairro ou zona, actividades que mais se adequem às demandas da sua população.

O atleta que já trabalha com projectos desportivos destinados às crianças e jovens e, virados para o combate à violência, adianta que o projecto “believe” já conta com a parceria da empresa privada de formação profissional, RH-orientações profissionais, estando já em curso a preparação de cursos de formação para a capacitação de jovens e mulheres. 

“Nós queremos ministrar formação dentro e fora da comunidade. Queremos que sejam formações contínuas. Primeiramente vamos trabalhar com os jovens que estão na criminalidade e depois vamos trabalhar mulheres dos bairros de Fundo Cobom, Casa lata, Tira-chapéu e Fonton”, disse adiantando que a formação será gratuita, sendo que a exigência é que o beneficiário tenha pelo menos o 6º ano de escolaridade.

A par disso adiantou que já arrancaram as aulas de educação especial com uma professora capacitada do Centro de Intervenção Comunitário de Fonton (CIC Fonton), e num espaço devidamente apropriado para a aula em módulo para as crianças com necessidades especiais e também as aulas de alfabetização de adultos.

Entretanto, adiantou que a Instituição do Desporto Walter Barros aguarda a cedência de espaços por parte das autoridades competentes para levar os seus projectos para outros bairros do concelho da Praia.

Walter Barros, técnico fisioterapeuta e boxeador e que foi campeão regional na categoria 69 quilos, época 2014/2015, acredita que o desporto é um instrumento pedagógico, por facilitar o processo educativo, aliado à mudança de atitudes e comportamentos positivos.

ES/MJB//HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos