Praia: Associação lança projecto “Barberu Komunitário” para inclusão de jovens

Cidade da Praia, 12 Jun (Inforpress) – A Associação “Donu Nha Destinu”, do bairro de Castelão, na Praia, lançou hoje um projecto denominado “Barberu Komunitário”, que visa empoderar os jovens em conflito com a lei e ex-reclusos, como forma de sentirem incluídos na sociedade.

Admilson Mendes, coordenador executivo desta organização, que contempla os bairros de Castelão e Coqueiro, na Cidade da Praia, contou que esta iniciativa se enquadra dentro da implementação do projecto “Nha Zona Siguru i Inclusivo” (Minha zona segura e inclusiva), financiado pela Câmara Municipal da Praia.

“A ideia principal é oferecer oportunidade de auto-emprego, principalmente para os jovens em conflito com lei, e ex-reclusos destes bairros, sabendo que para reduzir a criminalidade no bairro de Castelão e Coqueiro, achamos por bem criar a oportunidade de emprego próprio para eles”, sublinhou em declarações à Inforpress.

Com este financiamento, esta associação prevê lançar quatro barbeiros comunitários, dois em cada semestre deste ano, tendo considerado que o lançamento de hoje é uma experiência piloto que vão dar seguimento e avaliar.

Aos dois beneficiários, explicou Admilson Mendes, foram entregues um kit completo para trabalharem através de chamada ao domicílio, aproveitando a formação, já que um deles teve a formação nesta área enquanto esteve na prisão.

“Se não temos jovens empregados, com fonte de rendimento, eles terão grande possibilidade de entrar em actos de incivilidade que em nada abonam a nossa comunidade, então esta é uma forma de fazer com que se sintam válido nas suas zonas”, observou.

Na próxima semana esta associação tem a intenção de lançar mais uma iniciativa, desta feita, um projecto para quatro lavadores de carro comunitários, apoiando-os com um espaço próprio, tendo em conta um fluxo de circulação de carros, nestas duas zonas.

A Associação Donu Nha Destinu foi oficializada em Junho 2020, tendo como principal objectivo trabalhar no empoderamento destas duas comunidades, a nível de capacitação de jovens, famílias e ex-reclusos, com vista a reinserção social.

ET/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos