Praia: Associação desenvolve acções de prevenção e promoção de saúde em Achada Grande Frente

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – A Associação Profissional ”Nós saúde” desenvolveu hoje, em Achada Grande frente, acções de prevenção, sensibilização de doenças sexualmente transmissíveis com foco nos jovens e triagem médica, consultas sociais e outras intervenções nas pessoas idosas.

De acordo com o gerontólogo e coordenador técnico da Associação Profissional “Nos Saúde”, Gilson Cabral, a organização tem vindo a promover a saúde em diferentes concelhos e comunidades da Ilha de Santiago tendo como objectivo levar a mensagem de prevenção às populações, ou seja, proporcionar a saúde no seu todo e sobretudo integrar os idosos na comunidade.

Segundo o responsável, a associação pretende atender em média 150 pessoas das 10 às 14 horas, ressalvando que a adesão das pessoas nestas actividades tem sido muita.

Durante esta actividade, a organização vai desenvolver consultas sociais nomeadamente de despiste de audiologia (Rastreio Gratuito de problemas auditivos), triagem médica Fisioterapia, IOGA, entre outras intervenções nas pessoas idosas.

Nesta linha, lembrou o coordenador, no dia 15 de Junho foi celebrado o Dia Mundial de Sensibilização para o Combate à Violência contra as Pessoas Idosas e sendo esta uma classe específica de trabalho da associação, apelou à população jovem e familiares a dar mais atenção aos avós em casa e para protegê-los porque, comentou, “são pessoa vulneráveis, mas não descartáveis”.

“Temos reparado que muitos idosos têm estado muito afastados da convivência familiar e o trabalho da “Nôs Saúde” é trazer os nossos idosos para o centro das atenções e fazer o possível para estarem mais integrados e com qualidade de vida mais acentuado”, observou Gilson Cabral.

O evento será marcado também por uma palestra e sensibilização para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e promoção de hábitos saudáveis voltados para os jovens.

“Trouxemos a rede nacional de pessoas com VIH Sida e iremos fazer uma abordagem prática, demonstrando às pessoas algumas técnicas de prevenção. Porque muitos jovens se envolvem sexualmente sem prevenção e educação sexual, daí a importância de trazer estes conhecimentos às comunidades”, referiu Gilson Cabral.

Anunciou, igualmente, que a associação, em parceria com o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social está a desenvolver um projecto “Cuidados Domiciliares – Nôs Saúde” com vista a dar respostas a idosos e pessoas acamadas nas zonas da Cidade da Praia.

O coordenador da Associação Profissional “Nós Saúde” apelou ao reforço de outros parceiros, públicos e privados, para engajarem neste trabalho de modo a melhorarem a capacidade de resposta da ONG sem fins lucrativos, sublinhando que almejam resultado das políticas públicas na vida das pessoas.

TC/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos