Praia:  Associação Comunitária Amigos de Safende realiza conversa aberta para assinalar Dia Mundial dos Idosos

Cidade da Praia, 01 de Out (Inforpress) – A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) realiza hoje uma conversa aberta, no âmbito do projecto “Viva idosos”, para comemorar o Dia Mundial de Idosos, que se celebra a 01 de Outubro.

Em declarações à Inforpress, a coordenadora do projecto, Silvana Semedo, justificou que para comemorar este dia resolveram fazer uma conversa aberta, bem como a realização algumas actividades, “para não deixar a efeméride passar em branco”.

“Estamos a realizar algumas actividades mas, infelizmente, pela situação pandémica da covid-19, teremos apenas oito idosos, acompanhados de um familiar, e um representante de cada zona”, disse, Silvana Semedo, acrescentando que vai estar presente um psicólogo e um enfermeiro para tratar dos idosos.

A responsável adiantou ainda que haverá actuação de um grupo de teatro, concerto musical, declamação de poemas pelas crianças, sendo que a “conversa aberta”, vai versar sobre a importância da valorização dos idosos.

Em relação à importância do Dia Mundial dos Idosos, a mesma fonte apelou aos “cidadãos e aos governantes” a terem uma “maior consciência” sobre o assunto, através do respeito e auxílio aos idosos e implementação de políticas e estratégias que garantam que as pessoas tenham um envelhecimento com qualidade de vida e dignidade.

O projecto Viva Idosos é uma iniciativa do Movimento Jovens pela Paz, em estreita parceria com Associação Comunitária Amigos de Safende, cuja primeira fase foi realizada em 2019.

A iniciativa, com a duração de sete meses, contempla 50 idosos de diferentes bairros da cidade da Praia, através de visitas domiciliárias, assistência alimentar, distribuição de produtos de protecção e prevenção da covid-19.

O Dia Internacional dos Idosos foi Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 visando sensibilizar a sociedade para as questões ligadas ao envelhecimento e à necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

DM/OM//HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos