Praia: Artista plástico Kassanaya apresenta exposição de escultura “Percurso”

Cidade da Praia, 24 Ago (Inforpress) – O artista plástico José Brazão, mas conhecido por Kassanaya, tem patente de hoje a 03 de Setembro, nas instalações do IILP “Casa Cor de Rosa”, na Cidade da Praia, uma exposição de escultura denominada “Percurso”.

A exposição, segundo a artista, reúne mais de 20 obras de esculturas de vários projectos desenvolvidos ao longos do seu percurso como artista em Cabo Verde e Portugal e novos trabalhos com peças de cerâmicas em pedra.

“Vivi muitos anos fora de Cabo Verde e desencadeei um processo meu artístico que trazia de Cabo Verde para fora, e em Portugal dei aso a outros tipos de material, neste caso a pedra”, explicou.

Apontou que a exposição conta com trabalhos do seu primeiro projecto denominado “Ali bem tempo” e com projectos desenvolvidos ao longo dos oito anos em que esteve nas ilhas. 

Kassanaya afirmou que as suas obras têm como inspiração Cabo Verde, mas sublinhou que nos últimos tempos o foco tem sido o mar, por seu algo que está interligado aos cabo-verdianos, para mostrar e sensibilizar as pessoas que o mar é a fonte de inspiração, de alimentação, mas também para alertar sobre as construções de negócios criados nas encostas.

Trata-se de uma exposição antológica que comemora 45 anos de percurso artístico, 30 dos quais dedicados à escultura.

Nascido em Santiago em 1958, Kassanaya esta em Cabo Verde desde 2014 onde reside e exerce a sua actividade artística e tem desenvolvido uma intensa acção criativa, pluridisciplinar cuja prioridade esta centrada hoje na produção de esculturas em pedra.

Kassanaya começou com o artesanato decorativo através de transformação de matérias e matérias primas naturais como casca de coco, marfim, carapaça de tartaruga, ossos de baleias e chifres.

Pela qualidade dos seus objectos foi convidado para participar em feiras internacionais no Senegal, na Nigéria e em Portugal.

AV/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos