Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: Antigo futebolista Tunny’s vai abrir escola de iniciação direccionada para guarda-redes

Cidade da Praia, 03 Ago (Inforpress) – O antigo futebolista Remígio Baessa, conhecido no mundo futebolístico por “Tunny’s”, vai abrir uma escola de iniciação, na Cidade da Praia, direccionada para guarda-redes, denominada “Tunny’s for Goalkeeper”.

Em declarações à Inforpress, o antigo guarda-redes, que na última época trabalhou na equipa dos Travadores, informou que esta ideia surgiu em 2019 durante os primeiros meses de pandemia da covid-19.

“Os períodos de confinamento nos dão tempo para pensar, e foi justamente durante esse tempo que surgiu essa ideia que foi se amadurecendo e hoje estou prestes a torná-la realidade”, explicou.

Tunny’s acrescentou ainda que desde essa escola de iniciação surge também para colmatar uma lacuna que existe na ilha de Santiago na vertente de formação de guarda-redes.

“É necessário que haja uma formação específica para os guarda-redes e, se formos reparar, os jogadores cabo-verdiano dessa posição não têm saído muito para o estrangeiro por não terem nada de base”, frisou Tunny’s, defendendo a necessidade de um trabalho específico.

“Nas escolas de futebol, os miúdos vão à baliza por acaso e acabam por se tornarem guarda-redes”, apontou.

Por isso, esclareceu que a criação da Escola de Iniciação de Futebol Tunny’s for Goalkeeper é no sentido de moldar e fazer um guarda-redes de raiz, “dotando-o, desde cedo, de todas as técnicas, nomeadamente, posicionamento entre postes, modo de cair e levantar, a análise do jogo, entre outras técnicas.

“Assim, vão estar mecanizados, com a postura e mentalidade de um guarda-redes, porque, diferente de um jogador de campo, podemos fazer, com muito trabalho e sacrifício, um guarda-redes”, defendeu Remígio Baessa.

Tunny’s informou ainda que no momento está no processo de legalização da escola e contactos com algumas entidades desportivas para dar a conhecer este projecto, que segundo ele, vai servir para o desenvolvimento do futebol.

Enquanto futebolista em Santiago Sul, Tunny’s se destacou nas equipas do Sporting, Boavista, Bairro e Travadores, tendo uma curta passagem pela ilha do Sal, onde representou a formação da Santa Maria.

Foi treinador de guarda-redes da selecção de Santiago no Inter-ilhas conquistado em 2019 na ilha de São Nicolau.

OM/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos