Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia acolhe X diálogo político de nível ministerial, no âmbito da parceria especial Cabo Verde/UE

Cidade da Praia, 16 Dez (Inforpress) – A Cidade da Praia acolhe esta segunda-feira, 17, a reunião do diálogo político de nível ministerial, com objectivo de fazer o balanço anual da parceria especial entre Cabo Verde e União Europeia (UE).

O encontro, segundo uma nota de imprensa, vai ser co-presidido pelo ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, e o secretário de Estado das Finanças da Áustria, Hubert Fuchs, em representação da alta representante da UE para política externa e segurança.

A IX reunião do diálogo político a nível ministerial entre a União Europeia e Cabo Verde, no âmbito da Parceria Especial entre a União Europeia e Cabo Verde, tinha sido realizada em Bruxelas, em Julho de 2017, durante a qual ficou confirmado o interesse comum em reforçar e alargar a cooperação existente entre as partes.

A UE e Cabo Verde estabeleceram, há dez anos, uma Parceria Especial com o desejo de traduzir de forma apropriada as ligações históricas, particularmente fortes e estreitas, que unem as duas partes, bem como para promover um quadro ambicioso para o desenvolvimento desta relação.

Essa parceria especial, segunda a UE, combina um diálogo político regular e a promoção de uma convergência política com a cooperação para o desenvolvimento sustentável, de longa data, actualmente implementada, sobretudo, através do apoio orçamental directo da UE de acordo com as prioridades definidas por Cabo Verde.

A mesma está ancorada nas relações humanas e laços culturais próximos, na partilha de valores políticos e interesses comuns, traduzidos em seis pilares designadamente, a boa governação, segurança e estabilidade, integração regional, convergência técnica e normativa, sociedade do conhecimento e luta contra a pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável.

MJB/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos