Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia acolhe esta terça-feira o VII Simpósio Germano-cabo-verdiano de Energia

Cidade da Praia, 15 Nov. (Inforpress) – A cidade da Praia acolhe esta terça-feira, 16, o VII Simpósio Germano-cabo-verdiano de Energia, contando com uma missão empresarial integrada por seis empresas alemãs do ramo, que querem estabelecer parcerias com empresas cabo-verdianas.

O evento, que acontece em paralelo com a Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), é organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) em colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia, a Cabo Verde TradeInvest e a consultora alemã RENAC (Renewables Academy), contando ainda com os apoios das Câmaras de Comércio de Cabo Verde e a Electra.

Segundo a administradora delegada da FIC, Angélica Fortes, este ano o Simpósio, que marcará o início das actividades da XXIV edição da FIC, será realizado em formato digital através da plataforma Zoom. 

O evento tem como tema “Eficiência Energética, incl. Energias Renováveis em Edifícios em Cabo Verde”.

Será, de acordo com a mesma fonte, uma oportunidade para se obter em primeira mão informações sobre os desenvolvimentos, as novidades e os projectos de especialistas alemães e stakeholders cabo-verdianos sobre as tecnologias nas áreas da eficiência energética e energias renováveis, bem como a sua aplicabilidade no sector dos edifícios.

Seis empresas alemãs fornecedoras de equipamentos e prestadoras de serviços irão apresentar os seus serviços, propostas e soluções inovadoras, bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde.

Para além das discussões à questão da eficiência energética, o programa do simpósio inclui também a realização de reuniões digitais B2B.

A abertura está prevista para as 09:30 e vai ser presidida pelo director nacional de Indústria, Comércio e Energia, Rito Évora.

Para empresas cabo-verdianas não sediadas na ilha de Santiago, e que no período da missão empresarial se encontrem na Praia devido à realização da XXIV edição da FIC, a Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) disponibilizará nas suas instalações um espaço para assistirem ao Simpósio.

“Tecnologias de construção energéticamente eficientes e fotovoltaica integrada em edifícios na Alemanha”, “Projecto de Eficiência Energética em Edifícios e Equipamentos (PEEE): Resultados e Perspectivas de Desenvolvimento” e “Eficiência Energética em Edifícios: Oportunidades, Desafios e Relevância no Contexto do Desenvolvimento Energético de Cabo Verde” são alguns dos subtemas do simpósio.

A organização salienta que em Cabo Verde, a energia é um factor estratégico para um desenvolvimento sustentável, devido à alta dependência do país de fontes de energia primária.

“O rápido crescimento dos últimos 20 anos tem sido igualmente associado a um aumento da procura de energia, o que coloca desafios estratégicos e infraestruturais para Cabo Verde”, realçou, justificando a realização do evento que é realizado anualmente.

A meta do Governo é de alcançar os 50 por cento (%) da taxa de penetração de energias renováveis até 2030, considerando ser um factor “importante” para baixar a facturação energética em Cabo Verde.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos