Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia acolhe em 2019 encontro internacional sobre clima e mudanças climáticas na CPLP e África

Cidade da Praia 05 Set (Inforpress)- Técnicos, investigadores e docentes da CPLP das áreas da geociências, clima e recursos hídricos vão estar reunidos em Fevereiro de 2019, na Cidade Praia, num encontro internacional para debater questões sobre clima e mudanças climáticas na CPLP e em África.

Segundo informações avançadas pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o fórum, denominado “Clima/Variabilidade e Alterações Climáticas – Impactos na Economia na CPLP e em África”, está agendado para 26 a 28 de Fevereiro, na Cidade da Praia.

Promovido pelo Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações (CIICLAA) para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e África, o encontro tem por objectivo debater e fazer o ponto de situação do estado da arte em clima de mudanças climáticas na CPLP e no continente africano, através da apresentação de projectos e experiências em curso que abordem as estratégias seguidas e os resultados obtidos.

O fórum visa ainda promover um debate sobre as estratégias adequadas de mobilização de financiamentos necessários para os projectos que relacionem o clima, variabilidade, alterações climáticas e medidas de mitigação e de adaptação com o desenvolvimento sustentável e, em particular com os recursos hídricos, oceanos, ambiente, transporte, saúde, industria, engenharia, agricultura, segurança alimentar e desastres naturais.

“Durante o encontro vão estar sobre a mesa o estabelecimento de uma Linha Especial de Apoio à Investigação Climática a ser coordenada pelo CIICLAA, de modo a congregar especialistas, técnicos, investigadores e docentes da CPLP da área da meteorologia, clima, recursos hídricos, oceanografia, saúde, energias alternativas, agricultura e florestas, hidrografia e engenharia para que, em conjunto, promovam investigação aplicada e coloquem os resultados ao serviço da sociedade e do sector produtivo”, avança a fonte.

De acordo com a mesma fonte, o evento conta com a participação de pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação, profissionais da área de geociências ambientais, agricultura, recursos hídricos, economia e engenharia.

“Variabilidade e alterações climáticas, estratégias de mitigação e de adaptação”; “Implicações económicas da variabilidade alterações climáticas”; “Engenharia e medidas de mitigação e de adaptação face à variabilidade e alterações climáticas”; “Seca meteorológica, hidrológica e agrícola – Monitorização, impactos e medidas de mitigação e adaptação incluindo a aplicação de técnicas de” Cloud Seeding” são entre outros temas a serem debatidos no encontro de três dias.

O Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações (CIICLAA) para a CPLP e África é um centro da comunidade que assume a figura de uma associação de âmbito internacional, de carácter científico, sem fins lucrativos, de direito privado cabo-verdiano e dotado de personalidade jurídica e autonomia administrativa.

Consagrado em Julho de 2012, na IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, o Centro foi constituído em Maio de 2015.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos