Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Praia: ACAS perspectiva transformar Safende num bairro inteligente no horizonte 2027

Cidade da Praia, 16 Ago (Inforpress) – A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) perspectiva transformar Safende, no horizonte 2020-2027, num bairro inteligente, indica um diagnóstico comunitário apresentado hoje na Cidade da Praia.

Em declarações à Inforpress, o gestor de projectos da ACAS, Ivan Moreira, explicou que a realização deste diagnóstico comunitário de Safende vem na sequência do primeiro estudo participativo, realizado em 2012, e do mapeamento colaborativo, executado em 2018, bem como os vários fóruns organizados pela associação.

“As recomendações destes estudos e dos cinco fóruns ‘Pensar Safende’ serviram de base para a construção deste diagnóstico comunitário, que se baseou nos dados estatísticos, recolhas de subsídios no bairro e auscultação de moradores”, precisou.

O responsável acrescentou que foi um diagnóstico participativo, realizado para e com os moradores, contando com o acompanhamento do consultor e sociológico Redywilson Lima, “também um amigo do bairro”.

No entanto, Ivan Moreira adiantou este diagnóstico vai ser um contributo para o projecto “Safende Bairro Smart”, visto que doravante vão iniciar com o trabalho de planeamento estratégico e micro projectos para implementar no bairro.

O gestor de projectos da ACAS adiantou que, segundo o estudo realizado, houve melhorias no bairro a nível de emprego, uso do álcool, acesso ao esgoto e água canalizada, mas indica que há alguns desafios a serem ultrapassamos.

“Por isso, no horizonte 2020-2027 vamos trabalhar junto dos parceiros para vencer os desafios e transformar Safende num bairro inteligente”, concluiu.

O diagnóstico Comunitário Safende foi concebido pela metodologia MAPAurbe, uma abordagem teórica, metodológica e intervencionista pluridisciplinar, desenvolvida pelo ‘K-K Projects’, que através de um trabalho colaborativo com coletivos de base comunitária realiza um conjunto de mapeamentos urbanísticos, socioeconómicos, socioculturais e criminais da cidade

A sua implementação no bairro de Safende, em parceria com a ACAS, teve um carácter piloto, processo que começou em de 2018, em que se fez mapeamentos urbanísticos, socioculturais e criminais prévios tendo o mapa do bairro como base e orientado por três pilares conceptuais: cidade inclusiva, resiliência urbana e cidade mais segura.

A ACAS é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos, criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objectivo de reflectir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária, nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária.

 

OM/AA

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos