Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

PR quer que Cabo Verde adopte experiência da ENAPP Angola a nível da regulação do recrutamento e selecção de pessoal (c/vídeo)

Luanda, 11 Jan (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, quer ver adoptada a experiência da Escola Nacional de Políticas Públicas (ENAPP) de Angola, em matéria de regulação do processo de recrutamento e selecção de pessoal em Cabo Verde.

Este desejo foi manifestado depois de uma deslocação que o Chefe de Estado cabo-verdiano efectuou hoje a essa escola pública, no quadro da visita oficial a Angola, tendo sido acompanhado pela ministra da Administração Pública angolana, Teresa Dias.

“É uma escola moderna no domínio da administração e políticas públicas. Agrupa formações na área das finanças públicas, na área do poder local e na área das políticas públicas, três pilares importantíssimo da modernização do Estado e da administração pública”, disse.

“Aqui há partilhas importantes que poderão ser feitas entre Cabo Verde e Angola, até porque são exigências desse novo contexto da pandemia em que teremos não só que modernizar as estruturas do estado e a administração pública, mas também cuidar da formação das políticas públicas”, acrescentou.

Por outro lado, o Chefe de Estado cabo-verdiano salientou que a ENAPP Angola centraliza e regula toda a problemática do recrutamento e selecção de quadros da administração pública, garantindo assim maior rigor, maior transparência e maior equidade no acesso a cargos públicos.

“Aqui podemos também aprender muito com o caminho percorrido por Angola e portanto, esta visita é uma visita que me é muito cara e permite-me visualizar caminhos importantes de cooperação entre os dois países”, salientou.

Cabo Verde tinha dado alguns passos no sentido da criação da agência de recrutamento de pessoal para a administração pública que foi descontinuado.

José Maria Neves acredita que aproveitando a experiência angolana nesse domínio Cabo Verde poderá também acelerar o passo e regular melhor esse espaço de recrutamento e selecção de quadros para administração pública.

Neste último dia da sua visita a Angola, para além da visita à ENAPP, José Maria Neves visitou o campus universitário Agostinho Neto e na tarde de hoje está previsto um encontro com a comunidade cabo-verdiana radicada em Angola.

José Maria Neves iniciou no domingo uma visita de Estado a Angola que termina na próxima quarta-feira, 12. Da delegação fazem parte membros do Governo, representantes dos partidos políticos e das câmaras de comércio.

Angola é o primeiro país a ser visitado pelo Presidente de Cabo Verde, desde que tomou posse a 9 de Novembro de 2021. O convite foi feito por João Lourenço quando assistiu à posse de José Maria Neves.

GSF/MJB//ZS

Inforpess/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos