Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

PR manifesta desejo de Cabo Verde em continuar a fortalecer laços com República da Maurícia

Cidade da Praia, 11 Mar (Inforpress)- O presidente da República de Cabo Verde manifestou hoje o desejo do País em continuar a fortalecer os laços de amizade, solidariedade e cooperação com a República das Maurícia, em vários domínios.

Jorge Carlos Fonseca manifestou este desejo em carta que enviada ao Presidente da República da Maurícia, Prithvirajsing Roopun, por ocasião das comemorações do Dia Nacional da República das Maurícias, no dia 12 de Março.

Na sua mensagem, o chefe de Estado cabo-verdiano começou por endereçar ao seu homólogo, em nome do povo cabo-verdiano e em seu nome próprio, as mais sinceras felicitações e os “melhores votos de saúde e sucessos para ele e de prosperidade para o seu país”.

“Gostaria, igualmente, de manifestar-lhe, nesta oportunidade, o nosso desejo de continuar a fortalecer os laços de amizade e solidariedade, bem como os de cooperação, em domínios mutuamente vantajosos, mormente nas questões que dizem respeito aos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), em prol dos nossos países e povos”, manifestou na mesma missiva.

Maurícia ou Maurício, oficialmente República da Maurícia ou República de Maurício, é um país insular do Oceano Índico, a cerca de 2 mil km da costa sudeste do continente africano.

O país inclui as ilhas Maurícias e Rodrigues, a 560 km a leste da ilha Maurícia, e as ilhas exteriores (Agalega e as ilhas Cargados Carajos, conhecida oficialmente como Saint-Brandon).

A capital e maior cidade é Port Louis. O país é membro da Commonwealth, da Francofonia, e da União Africana.

Em 12 de Março de 1992, vinte e quatro anos depois da independência, as Maurícias foram proclamadas uma república dentro da Commonwealth.

O último governador-geral, Sir Veerasamy Ringadoo, tornou-se o primeiro presidente. Isto foi sob um arranjo transitório, no qual ele foi substituído por Cassam Uteem mais tarde naquele ano. O poder político permaneceu com o primeiro-ministro.

AM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos