PR exorta Governo a procurar soluções para problemas do desemprego e segurança

 

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – O Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca, exortou terça-feira, ao Governo a procurar soluções para o desemprego e a insegurança, salientando que o combate a esses dois problemas são prioridades nacionais.

O apelo foi feito em conversa com os jornalistas, na Cidade da Praia, nas vésperas do executivo liderado por Ulisses Correia e Silva completar o primeiro ano de mandato.

Jorge Carlos Fonseca salientou que todos os estudos de opinião indicam que a grande maioria dos cabo-verdianos, mais de 80 por cento, conforme precisou, aponta o combate ao desemprego e à insegurança para a primeira e segunda prioridades.

“Portanto, são duas grandes prioridades nacionais e o Governo tem, que estar atento a isso, dar prioridade, ir procurando soluções concretas para esses problemas porque também são compromissos eleitorais do Governo”, disse em conversa com os jornalistas à margem do lançamento do livro “Cabo Verde: o despertar de Darwin”.

Jorge Carlos Fonseca adiantou que, na qualidade de Chefe de Estado, manteve durante esse primeiro ano de mandato um relacionamento “franco e leal” com o executivo sustentado pelo Movimento para Democracia (MpD).

“Um ano é um quinto de mandato. É pouco e também é muito. O que o Presidente da República deve fazer é estimular sempre o Governo a fazer mais e melhor, e, sobretudo, acompanhar a actividade governativa com sentido da cooperação institucional franca e leal como como tenho procurado fazer”, adiantou quando instando a fazer o balanço do primeiro ano de governação.

“Tenho procurado sugerir, propor, quando entendo que o devo fazer e faço-o normalmente nos encontros semanais com o primeiro-ministro e das várias vezes que me encontro com os ministros”, acrescentou defendendo que tanto o Presidente da República como os cidadãos devem estar atentos àquilo que foram os compromissos eleitorais.

O MpD ganhou as eleições legislativas de 20 de Março com maioria absoluta, após 15 anos de governação do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e tomou posse no dia 22 de Abril.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos