Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, afirmou hoje que espera deixar marcas em vários domínios da vida nacional, mais particularmente na questão ligada aos oceanos e na preservação do património natural e cultural de Cabo Verde.
Estas declarações foram feitas num momento de balanço dos seus dois anos de mandato, completados hoje, durante uma conversa com os jornalistas e sociedade civil, com o propósito de abordar os pontos cruciais da sua actuação.
Questionado sobre que outra iniciativa pretende deixar enquanto chefe de Estado, à semelhança dos seus antecessores, José Maria Neves assegurou que a Presidência já está a desenvolver um conjunto de actividades relativas à questão do oceano e do património nacional.
Da mesma forma disse pretender também deixar outras marcas como na luta contra a Violência Baseada no Género (VBG), na violência sexual conta menores e sobre a maternidade e a paternidade responsáveis.
“Nesses dois anos, por exemplo, na área do ambiente, o Presidente é hoje o patrono da década dos oceanos, é ‘champion’ para a preservação do património natural e cultural do continente africano, e temos feito intervenções no plano africano e no plano nacional em relação às mudanças climáticas e a acção climática com impacto muito positivo no país”, salientou.
Como exemplo, José Maria Neves apontou a visita aos ilhéus do Rombo, a parques naturais, assim como tem intervindo junto às organizações não-governamentais e a fundações nacionais e internacionais, na área do ambiente.
“Portanto, é nessa linha, um Presidente que quer que o país avance, que o Governo tenha sucesso, que a oposição seja forte, trabalhe e fiscalize o Governo, e que haja convergência para o bem do país”, reforçou.
Segundo afiançou, é nessa linha que tem trabalhado e são essas marcas que tem deixado, anotando que o Presidente tem de intervir, estar presente, e agir, para apitar no momento que deve apitar.
Ainda em saudação a este segundo ano de mandato, o Presidente da República será agraciado, ao final da tarde, às 18:00, com um concerto intimista, protagonizado pelos artistas Tibau e Tó Tavares.
ET/CP
Inforpress/Fim