PR do Gana em Bissau para encorajar trabalho pela paz e estabilidade

Bissau, 15 Mai (Inforpress) – O Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, afirmou hoje que a sua visita de Estado à Guiné-Bissau visa encorajar o trabalho do seu homólogo, Umaro Sissoco Embaló, pela consolidação da paz e da estabilidade.

“A razão muito importante pela qual estamos aqui, para além da ligação histórica entre os dois países e da luta contra os colonialistas, é que queremos encorajar o trabalho que o Presidente da República está a fazer aqui para consolidar a paz e a estabilidade”, afirmou o chefe de Estado do Gana, na Presidência guineense.

Nana Akufo-Addo destacou que Umaro Sissoco Embaló “está a trabalhar arduamente para fazer face à instabilidade”.
“Temos visto o esforço que tem sido feito para trazer a democracia e a estabilidade à Guiné-Bissau”, disse o Presidente ganês, após ter recebido a medalha de Amílcar Cabral, a mais alta condecoração atribuída pelo Estado guineense.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo, destacou o facto de aquela ser a primeira visita de um chefe de Estado do Gana ao país, que vai contribuir para reforçar os laços de amizade e fraternidade.

“Aqui na Guiné-Bissau nunca podemos esquecer no Gana porque o liceu nacional onde eu próprio estudei é a prova viva dessa relação”, disse Umaro Sissoco Embaló, referindo-se ao Liceu Kwame N’Krumah, primeiro primeiro-ministro e Presidente do Gana.

Durante a cerimónia na Presidência guineense foram assinados vários acordos de cooperação, incluindo na educação, saúde e agricultura.

O Presidente do Gana chegou domingo a Bissau para uma visita de três dias, que termina terça-feira.

Durante o dia de hoje, Nana Akufo-Addo visitou com o seu homólogo várias obras em Bissau e deu uma conferência na Faculdade de Direito sobre os desafios da integração regional.

Antes da conferência, depôs uma coroa de flores nos jazigos de Amílcar Cabral e de João Bernardo “Nino” Vieira, na Fortaleza da Amura, em Bissau.

Inforpress/Lusa/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos