Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

PR diz que visita de Marcelo Rebelo de Sousa foi “muito forte” indo para lá das razões protocolares

 

Cidade da Praia, 12 Abr (Infropress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca considerou hoje, “muito forte”, a visita que o seu homologo português fez a Cabo Verde, realçando, a esse propósito, as razões protocolares e de estreitamento de relações pessoais entre os dois presidentes.

Jorge Carlos Fonseca que falava à imprensa, fez um balanço positivo desse acontecimento e disse a visita de Marcelo Rebelo de Sousa “levou a um patamar mais elevado” as parcerias estratégicas entre Cabo Verde e Portugal.

“Foi uma visita óptima. Não digo apenas por razões protocolares, mas creio que foi uma visita muito forte. Uma visita em que, para além das questões da cooperação institucional, tivemos conversas sobre questões que têm a ver com a presença cabo-verdiana em Portugal, com a nacionalidade, residência e circulação”, explicou.

A situação dos estudantes e a possibilidade de poderem trabalhar em regime temporário, o problema dos doentes evacuados, assim como a cooperação económica, constaram, segundo o PR cabo-verdiano, da conversa mantida com o seu homólogo português.

O PR revelou ainda, que durante a visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa foi passado em revista tudo o que foi discutido na Cimeira dos Governos e com a assinatura da parceria da estratégica de cooperação.

“Questões que foram abordadas nesta cimeira e que têm a ver com o programa Casa para Todos e o problema da dívida cabo-verdiana, bem como a participação do espaço da CPLP, um documento apresentado aos portugueses e que contém posições que já defendíamos antes e que agora subscrevemos, que é o espaço residência CPLP”, garantiu.

Neste particular, Jorge Carlos Fonseca disse ter avançado que a questão espaço residência CPLP seja incluída no plano bilateral e que seja alargada, o máximo possível, no espaço de circulação mobilidade entre Cabo Verde e Portugal.

Para além disso, salientou que o estreitamento de relações pessoais entre os dois presidentes e responsáveis políticos, contribuiu para que um relacionamento que era “muito bom” se torne “mais fraterno, mais sólido e mais cúmplice”.

“Isto é muito importante do ponto de vista da extensão e de concretização de uma cooperação entre os dois países com esta proximidade”, enfatizou.

Questionado sobre o convite do seu homólogo português para uma visita oficial, altura em que receberá o título de Doutor Honoris Causa, Jorge Carlos Fonseca avançou que a visita será para Novembro, sendo que a 23 Novembro, será agraciado com a distinção em apreço.

Nesta declaração à imprensa sobre a visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca aflorou também o encontro que manteve recentemente com o emissário do Presidente da Guiné-Bissau, com quem, segundo disse, teve uma “longa conversa”, tendo sublinhado a propósito que o seu homólogo já sabia desta presença.

“É uma situação complexa, não é fácil. Pelo que notamos há visões diferentes do emissário do Presidente, quanto a da oposição, nomeadamente, do PAIGC. Para nós não há nenhuma solução possível e estável na Guiné-Bissau, que não passe pela procura de um diálogo aberto com os actores políticos guineses”, disse.

Destacou, no entanto, que Cabo Verde tem relações fraternais com Guiné-Bissau. “Há muitas amizades cruzadas, mas sendo a situação tão complexa que envolve a CEDEAO, acreditámos que a CPLP deva ter um papel mais forte”.

“Há um mediador, mas nós temos de ter abertura para ajudar, e esse trabalho seria facilitado se me fosse solicitado e houvesse consenso entre todas as partes envolventes. Tenho falado com o presidente da Guiné-Bissau que me telefona e pede a minha opinião, mas neste contexto temos de ter uma posição mais serena e mais discreta”, sustentou.

MJB/PC/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos