Ribeira Grande, 15 Set (Inforpress) – O Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca disse hoje, em Santo Antão, que a visita ao concelho da Ribeira Grande permitiu-lhe “reactualizar” os dados e elementos que tinha sobre a situação do município.
Jorge Carlos Fonseca, que falava à imprensa no final da sua visita ao município da Ribeira Grande, salientou que durante o encontro com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado fez-lhe um “relato exaustivo” do que é situação do município na sua perspectiva seja no plano económico, social e sanitário.
“Retive dessa exposição, algumas preocupações nomeadamente repetindo o que me foi colocado no Porto Novo, o presidente da CMRG disse que urge criar condições para se executar o projecto de água e saneamento já que, apesar de Ribeira Grande ser um dos municípios com maior taxa de ligação domiciliaria, falta água em muitas localidades o que gera muitas preocupações”, enfatizou o Presidente da República.
Neste sentido, o Chefe de Estado assegurou que “leva essas preocupações” além do projecto de água e saneamento também o do desembargo aos produtos agrícolas.
O Presidente da República frisou ainda que, na “visão” do presidente da CMRG, o desenvolvimento da ilha não passa apenas pela agricultura e criação de gado.
“Para Orlando Delgado o turismo tem um papel importante e para isso o aeroporto pode desempenhar um papel importante para o desenvolvimento de toda a ilha de Santo Antão”, acentuou Jorge Carlos Fonseca.
Quanto a situação sanitária de combate à covid-19, Jorge Carlos Fonseca declarou-se “satisfeito” porque pôde constatar que o concelho da Ribeira Grande está a “rimar” com o processo de vacinação.
“Creio que a taxa de vacinação na Ribeira Grande aproxima-se dos 100 por cento (%) com a primeira dose e a segunda dose vai num ritmo bem acelerado”, constatou Jorge Carlos Fonseca.
LFS/HF
Inforpress/Fim