PR destaca importância da Ribeira Grande de Santiago no contexto nacional e da sua simbologia histórica (c/áudio)

Cidade Velha, 10 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, enalteceu hoje a importância do município da Ribeira Grande de Santiago no contexto nacional, sobretudo pela sua simbologia histórica e pelo seu estatuto do Património Mundial da Humanidade.

O chefe de Estado fez estas afirmações à Inforpress, durante a sua visita ao município da Ribeira Grande de Santiago, onde tem estado durante o dia de hoje a encetar contactos com as autoridades municipais e populações dos diferentes povoados para inteirar-se do estado de desenvolvimento do concelho.

Jorge Carlos Fonseca, que iniciou a visita com “uma troca de impressão” com a equipa camarária nos Paços do Concelho deste que é Património Mundial da Humanidade pela Unesco, inteirou-se da visão social e económica do município, dos projectos em curso, das relações do município com o poder central, o modo do processamento dos recursos e dos seus possíveis constrangimentos.

A dimensão burocrática que poderão ter impactos nas obras projectadas e financiadas e o conhecimento do estado da preservação do Património Mundial, informações sobre o sector das actividades, execução do plano de mitigação dos efeitos da seca e do mau ano agrícola, os reflexos do programa PRRA (Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidade), e os projectos financiados través dos fundos do ambiente, turismo e rodoviários foram outros assuntos que mereceram atenção do chefe de Estado nesta visita.

No quadro do exercício da magistratura de influência, Jorge Carlos Fonseca inteirou-se esta manhã das preocupações dos moradores de Pico Leão e Santana, que levantaram problemas relacionados com o desemprego jovem, educação, reabilitação das habitações e estrada de acessibilidade, em mais um ano de seca.

À Inforpress, disse ter recebido junto das autoridades camarárias uma visão positiva na perspectiva do crescimento do município, e que “há projectos estruturantes” como os da orla marítima e da recuperação de habitações, que poderão ser classificadas de uma visão optimista para o futuro do município.

Durante os seus contactos directos com a população, Jorge Carlos Fonseca trocou informações com os munícipes, crianças, jovens e adultos, de forma a ter uma noção mais concreta sobre as queixas, reivindicações e expectativas.

Sempre acompanhado pelo seu “staff” e equipa camarária, liderada pelo seu presidente Manuel de Pina, o Presidente da República esteve ainda na localidade de Salineiro, onde inteirou-se dos trabalhos em curso, da Praça recém-construída, assim como das obras da estrada Cidade Velha/Salineiro/Santana, orçadas em 200 mil contos e que terá uma extensão de 12,5 quilómetros.

A visita do chefe de Estado prolonga-se esta tarde, período em que vai inaugurar a praça do Porto Mosquito, seguida de convívio com a população desta aldeia piscatória, cerimónia que vai ser antecedida do encontro com jovens do município de Ribeira Grande de Santiago, na placa desportiva de Salineiro.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos