PR destaca Forças Armadas como instituição fundamental do Estado de direito democrático

Cidade da Praia, 16 Jan (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, destacou as Forças Armadas (FA) como instituição fundamental do Estado de direito democrático, em ligação cada vez mais estreita com a sociedade civil, assegurando a soberania e segurança do país.

Numa mensagem alusiva ao Dia Nacional das Forças Armadas, assinalado a 15 de Janeiro, o Chefe de Estado disse que em pleno ambiente das festividades da Semana da República, que celebra duas datas marcantes história da nação, o 13 e 20 de Janeiro, o olhar dos cabo-verdianos dirige-se à instituição castrense que, no dia-a-dia, “contribui, de forma assinalável”, para a “criação de um clima de usufruto das liberdades democráticas”, necessário ao desenvolvimento do país.

Jorge Carlos Fonseca saudou todos os militares das FA, no activo, na reserva e na reforma, enaltecendo a “disponibilidade permanente” de todos para, em tarefas estritamente militares ou relacionadas com a vida dos cidadãos, colocarem o seu saber, a sua energia e mesmo a sua vida ao serviço da pátria.

“Igualmente, estendo o meu apreço aos funcionários civis da instituição castrense que, cada vez mais, são importante complemento na realização das actividades das Forças Armadas”, sublinhou o PR.

Salientou que num contexto em que a defesa da soberania e o próprio conceito de segurança ganham contornos cada vez mais complexos, que abarcam aspectos territoriais e fenómenos relativamente recentes e desafiadores como o terrorismo, nunca é demais insistir na necessidade de se dedicar ao estudo dessas realidades e à cooperação com as Forças Armadas de países vizinhos e com os que comungam com Cabo Verde valores e interesses relevantes, bem como à sua necessária modernização.

O PR frisou ainda a “importante e reconhecida intervenção solidária” das Forças Armadas na Beira, Moçambique, aquando da catástrofe natural que se “abateu sobre esse país irmão” no inicio do ano passado, prestação que “foi muito apreciada pelas autoridades locais”.

Por fim, o Chefe de Estado estimulou as Forças Armadas cabo-verdianas a continuarem a pugnar as suas actividades, pelo rigor e o respeito pelos valores republicanos, de modo “a assumirem, cada vez mais, o papel de verdadeiro modelo para juventude”.

HR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos