Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

PR deposita coroa de flores na estátua de Amílcar Cabral em homenagem aos que se sacrificaram pela Independência Nacional

Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – O Presidente da República depositou hoje uma coroa de flores na estátua de Amílcar Cabral para assinalar o 45º aniversário da Independência Nacional, celebrado hoje, 05 de Julho, em homenagem aos que se sacrificaram na luta de libertação.

Em declarações à imprensa, após a cerimónia, Jorge Carlos Fonseca considerou tratar-se de “acto simbólico” de reconhecimento e gratidão para com todos os que se sacrificaram para que o País fosse hoje “soberano e independente”.

A independência, segundo disse, serviu para que Cabo Verde fizesse parte hoje das Nações “livres e soberanas”.

“Amílcar Cabral foi o protagonista da libertação nacional do povo cabo-verdiano, pelo que mesmo neste contexto de pandemia vale a pena continuarmos a celebrar e a homenagear os que se bateram pela independência de Cabo Verde”, afirmou.

Conforme Jorge Carlos Fonseca, a independência de Cabo Verde “foi e é a condição” para que os cabo-verdianos continuem a “longa marcha” para que o País desenvolva e seja cada vez “mais livre, mais democrático, mais justo e mais igual”.

No acto de imposição da coroa de flores fizeram-se presentes o primeiro-ministro, o presidente da Assembleia Nacional, o ministro dos Negócios Estrangeiros, representante dos combatentes da Pátria e o decano dos diplomatas representados no País.

A Independência Nacional, considerada como o marco histórico do arquipélago, aconteceu a 05 de Julho de 1975.
PC/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos