Cidade da Praia, 05 Jul (Inforpress) – O Presidente da República depositou hoje uma coroa de flores na estátua de Amílcar Cabral para assinalar o 45º aniversário da Independência Nacional, celebrado hoje, 05 de Julho, em homenagem aos que se sacrificaram na luta de libertação.
Em declarações à imprensa, após a cerimónia, Jorge Carlos Fonseca considerou tratar-se de “acto simbólico” de reconhecimento e gratidão para com todos os que se sacrificaram para que o País fosse hoje “soberano e independente”.
A independência, segundo disse, serviu para que Cabo Verde fizesse parte hoje das Nações “livres e soberanas”.
“Amílcar Cabral foi o protagonista da libertação nacional do povo cabo-verdiano, pelo que mesmo neste contexto de pandemia vale a pena continuarmos a celebrar e a homenagear os que se bateram pela independência de Cabo Verde”, afirmou.
Conforme Jorge Carlos Fonseca, a independência de Cabo Verde “foi e é a condição” para que os cabo-verdianos continuem a “longa marcha” para que o País desenvolva e seja cada vez “mais livre, mais democrático, mais justo e mais igual”.
No acto de imposição da coroa de flores fizeram-se presentes o primeiro-ministro, o presidente da Assembleia Nacional, o ministro dos Negócios Estrangeiros, representante dos combatentes da Pátria e o decano dos diplomatas representados no País.
A Independência Nacional, considerada como o marco histórico do arquipélago, aconteceu a 05 de Julho de 1975.
PC/AA
Inforpress/Fim