PR defende reforço da cooperação entre Cabo Verde e Senegal nos domínios dos transportes marítimos e da cultura (c/vídeo)

Dacar, 17 Mai (Inforpress) – O Presidente da República defendeu hoje a necessidade de se reforçar as relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Senegal nos domínios dos transportes e da cultura, visando promover uma melhor integração do arquipélago no espaço da CEDEAO.

José Maria Neves defendeu esta posição em declarações à Inforpress, à margem do encontro com o seu homólogo senegalês, Macky Sall, no âmbito da sua visita de trabalho ao Senegal.

“Foi um grande encontro que ultrapassou as minhas expectativas, há uma grande disponibilidade do Presidente Macky Sall em apoiar Cabo Verde na sua integração africana”, declarou, destacando a forma como o chefe de Estado senegalês tem trabalhado para a construção do futuro do continente mais próspero, enquanto líder da União Africana.

De acordo com José Maria Neves, Cabo Verde é um pequeno país insular que tem as suas características próprias, daí que, salientou, o apoio de Macky Sall poderá ser útil para acelerar o processo de integração em África, mas também na CEDEAO.

“O Presidente Macky Sall entende muito bem esta ideia e vai nos apoiar não só na inserção competitiva na CEDEAO, como também no percurso de uma melhor integração de Cabo Verde no continente africano e vamos reforçar as relações de amizade e de cooperação entre os dois países”, acrescentou.

Defendeu a necessidade de se reforçar as relações de amizade e de cooperação entre os dois países nos domínios dos transportes marítimos, afiançando que os dois países pretendem envidar esforço para que estes objectivos sejam concretizados.

José Maria Neves afirmou ainda que os dois países nutrem ligações históricas e culturais que remontam ao povoamento das ilhas e se perpetuam nas vivências pelas importantes comunidades residentes, mutuamente, nos dois países, pelo que sublinhou a necessidade de se apostar numa parceria estratégica.

Informou, por outro lado, que durante o encontro convidou o seu homólogo senegalês a visitar Cabo Verde para falar aos cabo-verdianos da África e do seu futuro, da agenda de desenvolvimento, tendo referido que posteriormente serão estabelecidas acçõe diplomáticas para a efectivaçao da referida visita.

Por seu turno, o presidente do Senegal, Macky Sall, destacou o nível de cooperação entre os dois países, que conforme lembrou começou há vários anos e que tem sido marcado por diferentes etapas

“É um prazer para mim receber o Presidente de Cabo Verde, o meu amigo e irmão José Maria Neves. Como sabem, Cabo Verde é um país amigo e vizinho do Senegal, temos relações importantes, estou feliz de receber a sua visita”, asseverou.

Considerou neste sentido que esta visita servirá para reforçar a cooperação bilateral entre os dois países, tendo enaltecido a forma engajada como Cabo Verde tem trabalhado junto da União Africana e da CEDEAO, não obstante as suas particularidades enquanto país insular.

“Por isso que defendo, igualmente, que é importante apostarmos no reforço da cooperação no domínio dos transportes marítimos, este é um assunto que temos vindo a falar há já algum tempo, mas é preciso realmente trabalharmos para promover a dinamização do sector económico”, concluiu.

CM/JMV
Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos