Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

PR de Cabo Verde diz que visita “surpresa” de Marcelo será importante para relações bilaterais

Praia, 18 Abr 2021 (Inforpress) – O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, admitiu hoje que foi surpreendido com o anúncio feito pelo homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, de visitar Cabo Verde em Maio, mas sublinhou a importância que terá para as relações bilaterais.

“Eu confesso, apanhou-me de surpresa”, afirmou Jorge Carlos Fonseca, questionado pela Lusa, após votar na Praia nas eleições legislativas cabo-verdianas de hoje, a propósito do anúncio público da visita do homólogo português.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou em 15 de Abril que visitará Cabo Verde em Maio, naquela que será a sua quarta deslocação oficial ao país, sem contar com escalas.

“Uma das visitas primeiras deste meu novo mandato é precisamente a Cabo Verde e ao Presidente [em exercício] da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), não só para dar abraço ao amigo, mas para dar abraço ao Presidente da CPLP, daqui por, exactamente, um mês”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado português falava durante um seminário internacional, organizado pela RDP África, que este ano assinala os 25 anos da emissora e da própria CPLP, e num debate com o chefe de Estado cabo-verdiano e presidente em exercício da comunidade lusófona, Jorge Carlos Fonseca.

“Na conversa com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, ele anunciou que viria a Cabo Verde no mês de Maio e, portanto, é sempre bem-vindo, o Presidente da República de Portugal”, explicou hoje o chefe de Estado cabo-verdiano.

“Aí estarei, Presidente, e aí nos reencontraremos porque já não o via há muito tempo e ver pelo digital não é ver presencialmente”, disse, dirigindo-se a Jorge Carlos Fonseca, na altura.

Com a surpresa ultrapassada, o Presidente cabo-verdiano explicou hoje que o programa da visita já está a ser preparado: “Vamos acertar as datas, o programa, as ilhas que ele irá visitar. Será sempre um prazer e também politicamente importante para as relações dos dois países a visita do mais alto magistrado da República portuguesa”, disse Jorge Carlos Fonseca.

Esta será a quarta deslocação, sem contar com escalas, do chefe de Estado português a Cabo Verde.

Durante o primeiro mandato, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita de Estado ao país, em Abril de 2017, participou na cimeira da CPLP, na ilha do Sal, em Julho de 2018, e comemorou o 10 de Junho de 2019, com visitas às ilhas de Santiago e São Vicente.

Desde a tomada de posse para o segundo mandato, o Presidente da República visitou o Vaticano e a capital espanhola, Madrid.
Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos