Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – O sociólogo Henrique Varela considerou hoje que o discurso do novo Presidente da República, José Maria Neves, na sua tomada de posse, é “extremamente positivo” e que “inspira confiança à Nação cabo-verdiana”.
Henrique Varela, que comentava o discurso de tomada de posse do novo PR, cuja cerimónia de investidura teve lugar hoje na Assembleia Nacional, disse ainda que se tratou de um discurso onde o novel chefe de Estado deixa claro que quer trabalhar pela unidade da Nação.
A mesma fonte que diz ter seguido com atenção o discurso do novo PR notou que o mesmo também mandou “alguns recados” sobre coisas que devem melhorar, tomando como exemplo o sector da Justiça e o combate à Violência Baseada no Género (VBG).
Segundo o, também, activista social, não obstante o PR ter manifestado que vai trabalhar em “sintonia” com o Governo, o mesmo fez “algumas chamadas de atenção naquilo que são as suas competências” como novo inquilino do Palácio do Platô.
“O facto de o novo PR ter abarcado vários aspectos e revisitado no seu discurso a própria descoberta do País, passando pela abertura política, os novos tempos, da retoma económica e alguns pontos a serem concertados com o Governo traz confiança e segurança à sociedade cabo-verdiana”, concluiu.
José Maria Neves, 61 anos, foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.
O antigo primeiro-ministro (2001 -2016) sucede a Jorge Carlos Fonseca que cumpriu dois mandatos como chefe de Estado cabo-verdiano.
FM/HF
Inforpress/Fim