Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Posse/PR: José Maria Neves destaca 5 de Julho de 1975 como ponto mais alto na luta gloriosa para a independência de Cabo Verde

Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, destacou hoje o dia 5 de Julho de 1975 como o ponto mais alto na “luta gloriosa”, liderada por Amílcar Cabral, para a independência de Cabo Verde.

“Não esqueçamos dos homens e mulheres de cabeça que foram pioneiros na abertura de espírito. Não esqueçamos de grandes caristias, sobretudo no século XIX e princípio do século XX, sobretudo com as denúncias de fome e carência, praticamente de tudo”, disse.

José Maria Neves pediu igualmente que não se esqueça das “manas e manos” que, através de literatura e arte, promoveram a clara idade nas ilhas, sempre num quadro de uma busca ascendente de uma nova luz e de procura de descobrir um novo chamamento no caminho da liberdade.

“Uma outra etapa historicamente neste percurso é aquela de luta para a independência conduzido por Amílcar Cabral. Dia 5 de Julho de 1975 é o ponto mais alto desta luta gloriosa e é o ponto de partida para um anova fase, certamente com exigências de natureza diferentes na construção de um Estado soberano, na realização de desenvolvimento e na afirmação internacional de Cabo Verde”, acrescentou.

José Maria Neves falava hoje no Parlamento no discurso de posse como quinto Presidente da República de Cabo Verde.

Aos 61 anos, José Maria Neves foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.

O ex-primeiro-ministro (2001 -2016) torna-se, assim, no quinto Presidente da República de Cabo Verde depois de Aristides Pereira (1975 a 1991), António Monteiro (1991 a 2001), Pedro Pires (2001 a 2011) e Jorge Carlos Fonseca (2011-2021).

GSF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos