Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – O novo Presidente da República, José Maria Neves, empossado hoje, é apresentado pelo filho primogénito, José Luís Neves, como “um exemplo de pai, um homem muito afectivo” que sempre soube conciliar a vida política com a familiar.
“Apesar de estar na vida política praticamente há mais de 40 anos, sempre procurou estar presente junto dos seus filhos. Também procurou transmitir-nos um conjunto de valores como o trabalho árduo, a humildade, o rigor e o respeito pelo próximo e um homem que, do meu ponto de vista, tem muitas sensibilidades pelas questões sociais”, referiu Neves.
A este propósito, destacou que a questão da pobreza, alegando que faz “um pouco parte do seu percurso”, pois, desde a sua infância pôde constactar a pobreza e a dureza da vida em Cabo Verde, acrescentando que José Maria Neves viu sempre na política uma forma de ajudar, transformar e fazer diferença nas vidas das pessoas e o desenvolvimento do País.
Os 15 anos de José Maria Neves como primeiro-ministro e os tempos que exerceu o cargo do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, clarificou, não impediram o quinto Chefe de Estado de Cabo Verde, eleito democraticamente, de “ser um grande pai e de estar sempre com os seus filhos, com afectividade, amor e procurando fazer tudo para que sejam felizes”.
Reconhece, entretanto, que nos últimos cinco anos, face ao seu interregno na vida política activa, foi oportunidade para que o agora novo Chefe de Estado estivesse mais próximo, ressaltando, contudo, que os quatro filhos já estão um pouco habituados e que já vão acostumando, ajudando, igualmente o pai, enquanto o grande aliado, tanto na vida política, como social.
Já como o novo Chefe de Estado, José Luís Neves disse que a expectativa é grande e que simboliza um grande orgulho para os filhos que revejam “nas grandes vitórias políticas do pai e num percurso político notável” em todas as eleições em Cabo Verde, alegando mesmo que o importante é que o País ganhe, assim como os cabo-verdianos e que consiga ultrapassar os grandes desafios que o País tem pela frente.
José Maria Neves, 61 anos, foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.
O ex-primeiro-ministro (2001-2016) sucede a Jorge Carlos Fonseca depois deste cumprir dois mandatos como chefe de Estado cabo-verdiano.
SR/DR
Inforpress/Fim