Cidade da Praia, 09 Nov (Inforpress) – O cardeal Dom Arlindo Furtado disse hoje esperar que o novo Presidente da República, José Maria Neves, venha a ter um papel no sentido de a sociedade cabo-verdiana ser “mais solida e mais humana e, por isso, também mais feliz”.
“Sei que o novo Presidente da República é um cristão assumido que não se coíbe de professar a sua fé e, naturalmente, está apto e sensível aos grandes valores cristãos que enformam toda a nossa família”, afirmou o bispo da Diocese de Santiago, para quem a sociedade cabo-verdiana “precisa de um novo renascimento”.
Segundo Dom Arlindo Furtado, “Cabo Verde é um país onde a democracia funciona e a sucessão de poderes “acontece com naturalidade e isto é um sinal”.
O cardeal fez essas declarações à televisão pública cabo-verdiana (TCV), à chegada para a cerimónia de investidura de José Maria Neves como o quinto Presidente da República de Cabo Verde.
Criando a estabilidade na família, os valores cristãos “nos ajudarão a ser cabo-verdianos, segundo a nossa matriz, projectando-nos para um futuro de humanização, de qualidade de relacionamento, de paz, de solidariedade e de igualdade social”, observou o bispo de Santiago.
De acordo com este religioso, José Maria Neves deve “promover o diálogo”, sobretudo no dinamismo de “colaboração subsidiária e solidária” em que cada um fará a sua parte.
Instado sobre a violência que tem assolado o País, em particular a cidade da Praia, revelou que a partir da família os cabo-verdianos aprendam a viver na “convivência, fraternidade, respeito e no pluralismo”.
“Muitas das violências têm o seu gérmen na própria família, onde a relação familiar não é boa e as pessoas cultivam este espírito de violência, de agressividade e falta de paciência e tolerância”, lançou o prelado.
Para a tomada de posse de José Maria Neves, 12 delegações estrangeiras, das quais cinco chefiadas por chefes de Estado, estão na sessão especial.
Os cinco chefes de Estado são Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, José Lourenço, de Angola, Nana Akufo-Addo, do Gana, que é também presidente em exercício da CEDEAO, Macky Sall, do Senegal e Umaro Sissosso Embaló, da Guiné-Bissau.
O mapa adianta ainda que outros países com os quais Cabo Verde tem relações de cooperação vão estar representados na cerimónia, entre os quais o Estados Unidos, cuja delegação é chefiada pelo ministro do Trabalho, Martin Walsh, o Brasil pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, a França pela ministra da Igualdade de Género, a franco-cabo-verdiana Elisabeth Moreno.
A cerimónia conta com a presença do presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Jean Claude Kassi Brou, e do secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa.
José Maria Neves, 61 anos, foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.
O ex-primeiro-ministro (2001 -2016) torna-se, assim, no quinto Presidente da República de Cabo Verde depois de Aristides Pereira (1975 a 1991), António Monteiro (1991 a 2001), Pedro Pires (2001 a 2011) e Jorge Carlos Fonseca (2011-2021).
LC/CP
Inforpress/Fim