Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

“Posição no índice de liberdade de imprensa resulta do reforço de autonomia desencadeada pelo Governo” – MpD

Cidade da Praia, 22 de Abr (Inforpress) – A secretária-geral do Movimento para Democracia (MpD, poder) considerou hoje que o  posicionamento de Cabo Verde no índice de liberdade de imprensa, divulgado pela Repórteres Sem Fronteiras, é resultado do reforço da autonomia feita pelo Governo.

Filomena Delgado reagia assim, em comunicado enviado à redacção da Inforpress, ao relatório da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), revelado terça-feira,  21, em que Cabo Verde mantém a 25ª posição no ranking mundial da liberdade de imprensa em 2020, tendo obtido mais 0,34 pontos a nível global, em relação a 2019.

De acordo com o índice que classifica a liberdade de imprensa no mundo e avalia 180 países, Cabo Verde distinguiu-se pela “ausência de ataques contra jornalistas e uma grande liberdade de imprensa”, garantida pela Constituição, tendo o último processo por difamação ocorrido em 2002.

Garantir a liberdade e o pluralismo da comunicação social, segundo a responsável do partido, foi um dos compromissos do Governo suportado pelo MpD desde a tomada de posse.

“O resultado divulgado pela relevante organização Repórteres Sem Fronteiras vem assim reconhecer os valores e a prática que este Governo tem implementado e promovido para que Cabo Verde possa ter cada vez mais uma comunicação social plural e livre”, clarificou.

Filomena Delgado defendeu ainda que os novos estatutos da Rádio Televisão de Cabo Verde (RTC) aprovados pelo Governo e em que, entre outros, “se cria instrumentos de reforço da independência da comunicação social pública” é um dos “pontos de realce” para a liberdade de imprensa que se vive hoje em Cabo Verde.

“Em apenas quatro anos o Governo suportado pelo MpD tem vindo a implementar profundas alterações no sector da comunicação social, público e privado, reforçando a sua autonomia e liberdade”, reiterou.

Segundo a secretária-geral, o partido também enaltece ainda a prática comunicacional que o executivo tem vindo a implementar “realçando precisamente o pluralismo e a liberdade de imprensa”, bem como a “total transparência” com que tem comunicado com os cabo-verdianos no âmbito da pandemia da covid-19.

A disponibilidade do Governo e das instituições públicas tem sido, conforme a mesma fonte, “total e constante” em prestar todos os esclarecimentos à imprensa e aos cabo-verdianos, “reforçando desta forma o clima de confiança, serenidade e responsabilidade que o momento exige”, sustentou.

“Numa altura em que se vive uma crise global sem precedentes o MpD valoriza a comunicação transparente e séria que o Governo tem vindo a praticar e a sua total disponibilidade em facultar toda a informação aos meios de comunicação social permitindo que os jornalistas possam realizar o trabalho de prestar uma informação correta aos cabo-verdianos”, concretizou.

O relatório da RSF refere que o panorama mediático é dominado pelos veículos de comunicação estatais, cujos funcionários são nomeados directamente pelo Governo, incluindo o principal canal de televisão TCV e a Rádio Nacional de Cabo Verde.

Destaca ainda que o seu conteúdo não seja controlado, a prática da autocensura permanece difundida.

Além disso, lê-se no relatório, a RTC “quer impor aos seus jornalistas um código de ética e conduta”, incluindo “várias cláusulas que limitam a liberdade de expressão dos jornalistas nas redes sociais”.

O mesmo documento aponta que o desenvolvimento dos meios de comunicação privados “é limitado por um mercado publicitário restrito e pela ausência de subsídios para os operadores de audiovisual”.

Também defende que a “geografia do arquipélago dificulta a distribuição da media impressa e a difusão das medias em todas as dez ilhas”.

LN/FM/CD//AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos