Portugal: Zeca di Nha Reinalda actua hoje no clube B.Leza em Lisboa

Lisboa, 22 Jul (Inforpress) – O artista cabo-verdiano Zeca di Nha Reinalda, natural da Cidade da Praia e considerado o “rei do funaná”, actua hoje, a partir das 23:30, no clube B.Leza, em Lisboa.

Na informação divulgada pelo clube B.Leza, lê-se que para além de compositor, que o carisma interpretativo do artista está impresso em alguns dos “mais emblemáticos” temas da música de Cabo Verde, como “Fomi 47”, “Febri di Funaná” ou “Pé di Pedra”, de autoria de Codé Di Dona.

Segundo a mesma fonte, o seu nome mistura-se com a própria história, já que Zeca di Nha Reinalda é “referência maior” da música e da cultura de Cabo Verde.

Ao lado de Katchás e restantes Bulimundo, começou por “revolucionar o funaná”, sendo até hoje um dos maiores responsáveis pela sua divulgação além fronteiras.

Emanuel Maria Dias Fernandes ou simplesmente Zeca di Nha Reinalda, que nasceu na Cidade da Praia, no dia 26 de Março de 1956, canta desde criança, mas é com o grupo Opus 7, formado em conjunto com seu o irmão Zezé, que começou a sua carreira profissional.

Este ano, a 28ª edição do Festival da Gamboa, na Cidade da Praia, que decorreu nos dias 20 e 21 de Maio, homenageou os artistas “Zezé e Zeca di Nha Reinalda” referenciando assim o Funaná.

Os Cabo Verde Music Awards (CVMA) também homenageou Zeca di Nha Reinalda, em 2013, atribuindo-lhe Prémio Carreira pelo legado e entrega a música cabo-verdiana.

DR/JMV

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos