Portugal: Secretário Executivo da CPLP marca presença hoje na tomada de posse de João Lourenço em Angola 

Lisboa, 15 Set (Inforpress) – O secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, vai estar hoje, em Luanda, na tomada de posse do Presidente eleito da República de Angola, João Lourenço.

A confirmação para a cerimónia de investidura, que vai contar com as presenças de vários outros convidados, como é o caso dos PR de Cabo Verde, José Maria Neves, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi feita através de uma nota divulgada pela CPLP em Lisboa.

De acordo com a acta de apuramento final das eleições gerais de 24 de Agosto, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e o seu candidato, o Presidente cessante, João Lourenço, venceram com 51,17% dos votos, seguindo-se a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), com 43,95%.

Com estes resultados, o MPLA elegeu 124 deputados e a UNITA 90 deputados, quase o dobro das eleições de 2017.

O Partido de Renovação Social (PRS) conquistou dois assentos no parlamento ao somar 1,14% de votos, o mesmo número de deputados que conquistaram a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e Partido Humanista de Angola (PHA), com 1,06% e 1,02% de votos, respectivamente.

A coligação CASA-CE, a Aliança Patriótica Nacional (APN) e o P-Njango não obtiveram assentos na Assembleia Nacional, que na legislatura 2022-2027 vai contar com 220 deputados.

João Lourenço, reeleito Presidente de Angola para os próximos cinco anos, toma posse hoje, e os deputados eleitos serão investidos na sexta-feira, 16 de Setembro.

DR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos