Portugal: São João também se festeja no bairro da Cova da Moura com desfile de “Kola San Jon”

Lisboa, 25 Jun (Inforpress) – A comunidade cabo-verdiana em Portugal celebra São João com desfile de “Kola San Jon” no bairro da Cova da Moura, uma manifestação cultural de Cabo Verde, reconhecida desde 2013 pelo Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal.

Reconhecida como uma actividade cultural importante na integração e inclusão da comunidade cabo-verdiana residente no concelho da Amadora, os desfiles são promovidos pela Associação Cultural Moinho da Juventude (ACMJ).

De acordo com a organização, a ACMJ também tem trabalhado para que também o desfile de “Kola San Jon” venha a ser reconhecido como um património cultural imaterial em Cabo Verde e no mundo, através de ima candidatura à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Os desfiles que estão a decorrer durante toda a tarde de hoje, também aconteceram esta sexta-feira, 24, dia que se comemora o São João, com participação de centenas de pessoas, cabo-verdianos e não só, que se deslocaram à Cova da Moura para celebrar em honra do Santo, percorrendo as ruas do bairro ao som de batucada e dança.

O evento de hoje também abarca outras actividades, como exposição fotográfica, sessão de cinema com filmes sobre “Kola San Jon”, bancas de literacia ambiental e literacia digital, entre outras.

O “Kola San Jon” ocorre todos os anos, desde 1991, no bairro da Cova da Moura, e advém da tradição cultural cabo-verdiana, em especial das ilhas de Cabo Verde – Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.

Quando o “kola San Jon” passou a fazer parte do Inventário do Património Cultural Imaterial de Portugal, foi justificado que se “deve à importância de que se reveste esta manifestação (…) enquanto reflexo da comunidade do bairro do Alto da Cova da Moura”.

DR/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos