Lisboa, 09 Jun (Inforpress) – A Rede de Embaixadores Alumni da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) reforça laços com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com programa de bolsas de estudo para apoiar formação de jovens do espaço lusófono.
O lançamento do programa de bolsas de estudo para apoiar a formação e a qualificação de jovens da lusofonia em áreas-chave para o desenvolvimento dos seus países, como da educação, das engenharias, da saúde e bem-estar, da economia e de gestão, aconteceu hoje, na reitoria da UTAD, em Vila Real (Portugal).
De acordo com a UTAD, a iniciativa tem parcerias de várias empresas da CPLP, tanto públicas como privadas, que “no âmbito da sua responsabilidade social, vão apoiar e financiar este projecto”.
O evento teve as participações do secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e do presidente da União de Jovens Empresários e Empreendedores (UJE) da CPLP, Filipe Lourenço, a quem foi atribuído o título de Embaixador Alumni da UTAD para a CPLP.
Filipe Lourenço, licenciado em Engenharia Civil pela UTAD, é o mais recente embaixador Alumni e ficará responsável por apoiar a implementação do programa de bolsas, estreitando a ligação entre a UTAD e as empresas da CPLP.
Em 2018, Filipe Lourenço criou a União de Jovens Empresários e Empreendedores (UJE) da CPLP, com o objectivo de promover e dinamizar as relações entre jovens empresários e empreendedores, assim como com as uniões, associações, federações e confederações no âmbito espacial da lusofonia.
O lançamento do programa de bolsas de estudo aconteceu na véspera do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades (10 de Junho) e tem arranque previsto para o ano lectivo 2024/25, dando cumprimento aos objectivos da Rede de Embaixadores Alumni UTAD.
Conforme a universidade, o reforço da cooperação com instituições associativas e empresarias, desenvolver actividades de mentoria e promover oportunidades de emprego e de empreendedorismo, é um desses objectivos.
“Este programa de bolsas de estudo é mais um exemplo do trabalho magnífico que UTAD tem feito no acolhimento e na qualificação dos estudantes de países lusófonos”, considerou o secretário-executivo da CPLP.
O programa lançamento do programa de bolsas de estudo para apoiar a formação e a qualificação de jovens da lusofonia incluiu ainda visitas a laboratórios, ao Museu de Geologia e contactos com estudantes da UTAD oriundos dos países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).
Lançada em Março, a Rede de Embaixadores Alumni UTAD conta já com 37 embaixadores, que são naturais e/ou residem em 28 países, desde a América à Ásia, passando pela Europa, África e Oceânia.
DR/JMV
Inforpress/Fim