Lisboa, 15 Set (Inforpress) – O primeiro-ministro afirmou hoje, em Lisboa, que o Governo está a trabalhar para levar a transformação digital a toda administração pública cabo-verdiana e que esta mudança seja um acelerador dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ulisses Correia e Silva fez essa afirmação ao presidir, no Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), a sessão de apresentação da aplicação móvel do Portal Consular de Cabo Verde, no âmbito do projecto “Transformação digital das missões diplomáticas de Cabo Verde”, criado em 2018.
“É bom saber que hoje encurtamos o tempo em relação à emissão do passaporte ou outros documentos. É uma mudança substancial e precisamos fazer isso para toda a administração pública cabo-verdiana e este é o próximo passo que está sendo trabalhado para que a transformação digital de facto seja um acelerador dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, adiantou.
De acordo com o chefe do Governo, deve ser um acelerador das relações com cidadãos, na prestação de serviços vários para a vida das pessoas, das empresas, das organizações, como forma de aumentar a eficiência, a produtividade e competitividades e “dar saltos”.
“Por isso que a aposta no digital é decisiva e só conseguiremos alargar e massificar com cada vez mais actos concretos que conseguem convencer”, considerou, acrescentando que o leque de serviço prestado no Portal Consular precisa ser alargado e ter o nível de interação e de conectividades mais directa, mais permanente e contínua a nível de todo o mundo onde existem os cabo-verdianos.
Por sua vez, o gestor do projecto “Transformação digital das missões diplomáticas de Cabo Verde”, Octávio Correia, explicou que o início do trabalho foi no investimento, na melhoria de infra-estarutura de tecnologia de comunicação, assentado na reengenharia e digitalização dos processos.
“Hoje, a embaixada de Cabo Verde em Portugal, na sua secção consular, os serviços são prestados sem papel. Investimos na simplificação (…). Estamos todos os dias a trabalhar com todas as embaixadas de Cabo Verde no mundo inteiro”, disse, indicando que agora estão a ser introduzidos novos serviços, de acordo com a necessidade dos cidadãos.
Com a aplicação, Octávio Correia esclareceu que o cidadão já pode pedir, pagar, obter, apresentar e validar os seus documentos electrónicos, assim como receber notificações do estado do pedido e com a chave móvel digital, o cidadão também pode fazer a assinatura do documento.
O Portal Consular de Cabo Verde é a nova plataforma digital de prestação de serviços consulares criada pelo Governo, acessível a todos os cidadãos cabo-verdianos e estrangeiros com interesses no arquipélago.
De acordo Octávio Correia, os serviços on-line já representam uma percentagem “muito significativa” no total dos serviços prestados nos postos consulares, mas a aposta é fazer crescer ainda mais e ultrapassar a meta de 50 por cento (%) no primeiro semestre de 2024, sendo que neste momento esse número já chegou aos 25%.
Através do Portal Consular, os interessados podem aceder em qualquer local e a qualquer momento a um vasto leque de serviços consulares, como passaporte, Cartão Nacional de Identificação, registo criminal, procurações, certidões do registo civil, apostila, salvo conduto, renovação de cartas de condução, autenticação de documentos, vistos e vários outros serviços.
Presentes no evento estiveram o ministro das Comunidades, Jorge Santos, o director-geral dos Assuntos Consulares, António Ramos, o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, e vários outros convidados.
DR/JMV
Inforpress/Fim