Portugal: Presidente da República inicia visita com deposição de coroa de flores no túmulo de Luís de Camões

Lisboa, 28 Jul (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, iniciou hoje a sua visita a Portugal com deposição de coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, nos Mosteiro dos Jerónimos, acompanhado da primeira-dama, Débora Carvalho.

Este foi o primeiro ponto da visita de quatro dias de José Maria Neves a Portugal a convite do seu homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa, visando o reforço dos laços históricos, políticos, económicos e culturais entre os dois países.

Posteriormente a cerimónia de deposição de coroa de flores ao túmulo de Luís de Camões, nos Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, aconteceu um toque de “silêncio” seguido de outro de “homenagem aos mortos” e de “alvorada”, pela Fanfarra do Exército.

Depois da cerimónia de deposição de coroa de flores, o Presidente da República visitou a Igreja e o Claustro, acompanhado pela directora do Mosteiro dos Jerónimos, Dalila Rodrigues, e pelo prior de Santa Maria de Belém, Cónego José Manuel Santos Ferreira, seguida de assinatura do Livro de Honra.

Entretanto, antes desta cerimónia José Maria Neves e Débora Carvalho foram recebidos na Praça do Império, também em Lisboa, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com honras militares, hinos nacionais dos dois países e revista às tropas.

Para hoje, o chefe de Estado e a primeira dama tem um encontro restrito com o Presidente de Portugal, no Palácio de Belém, seguido de um encontro alargado entre as delegações.

À tarde, irá receber as chaves da cidade pela Câmara Municipal de Lisboa, será recebido pelo presidente da Assembleia da República portuguesa, Augusto Santos Silva, e efectuará uma visita a sede da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), onde se reunirá com o secretário Executivo, Zacarias da Costa.

Integram a delegação presidencial nesta visita de quatro dias, de entre outras personalidades, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, o embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, e o presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Herménio Fernandes.

DR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos