Portugal/Óbito: Centro Cultural Cabo Verde em Lisboa lamenta falecimento “prematuro” de Sara Tavares

Lisboa, 20 Nov (Inforpress) – A gestão do Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, lamentou o falecimento “prematuro” da cantora luso-cabo-verdiana Sara Tavares que morreu este domingo, 19, na capital portuguesa, aos 45 anos, vítima de um tumor no cérebro.

“O CCCV – Centro Cultural Cabo Verde lamenta profundamente o falecimento prematuro da artista Sara Tavares e apresenta as mais sentidas condolências à família, aos amigos e aos admiradores da artista”, lamentou.

A gestão do CCCV lembrou que Sara Tavares começou a sua carreira musical aos 16 anos de idade, e distinguiu-se imediatamente no panorama musical português, não só pelo seu talento vocal, mas também pela “suavidade da sua voz e pela singularidade das suas canções que primam pela simplicidade e transmitem paz e tranquilidade”.

“O universo cultural lusófono perde uma grande artista e o mundo perde uma voz única que jamais será esquecida”, frisou.

Já o Presidente da República de Portugal recordou a “vocação, dedicação e determinação” da cantora Sara Tavares e salientou a sua “grande proximidade à música e aos músicos africanos”.

Numa nota divulgada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que Portugal descobriu Sara Tavares “há trinta anos, ainda adolescente, através de um dos concursos de talentos que, nas décadas seguintes, revelariam vários nomes” hoje conhecidos e admirados.

A Associação Caboverdeana (ACV) em Lisboa também manifesta o seu “mais profundo lamento e tristeza” pela morte da jovem cantora e compositora Sara Tavares e apresentou à família, amigos e admiradores de Sara Tavares “as mais sentidas condolências e votos de pesar”.

“Foi com muita tristeza e consternação que a “Nação PALOP” e o mundo receberam esta triste notícia, aquela que ninguém esperava ou imaginava”, sublinhou.

Sara Tavares tinha sido diagnosticada com um tumor no cérebro há mais de uma década, o que fez com que em 2009 fosse obrigada a interromper a carreira por alguns anos, tendo lançado um novo single chamado “Kurtido”.

A carreira de Sara Tavares começou com a vitória na final da primeira edição do programa da SIC “Chuva de Estrelas” (1994) com um tema de Whitney Houston.

No mesmo ano, Sara Tavares venceu o Festival da Canção da RTP com o tema “Chamar a Música”, o que lhe abriu as portas à Eurovisão, onde conseguiu a 8º posição entre 24 concorrentes.

Sara Tavares tem vários álbuns no mercado, como “Shout” (1996), “Mi Ma Bô” (1999), “Balancê” (2005), “Xinti” (2009) e “Fitxadu” (2017).

Em 2011 Sara Tavares venceu Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards (CVMA), em 2012 recebeu o Prémio Carreira do África Festival, na Alemanha e foi nomeada como Artista Revelação nos Prémios BBC Radio 3 World Music, em 2007.

De ascendência cabo-verdiana, Sara Tavares nasceu a 01 de Fevereiro de 1978, em Lisboa, e cresceu no Pragal, no concelho de Almada.

DR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos