Portugal: Músico cabo-verdiano Chando Graciosa actua hoje no clube B.Leza em Lisboa

Lisboa, 02 Set (Inforpress) – O músico cabo-verdiana Chando Graciosa sobe hoje ao palco do clube B.Leza, em Lisboa, para uma actuação que arranca a partir das 23:30 (21:30 em Cabo Verde), acompanhado da Banda B.Leza.

Na apresentação do artista, o clube escreve que Chando Graciosa, do seu nome de registo Fernando Amarante Dias, destaca-se na formação da banda “Abel Djassi”, entre finais da década de 1970 e 1990, a par de Albertino, os dois vocalistas do grupo que gravou o único “Cabeça em movimento”, editado em 1989.

Em 1997, Chando Graciosa grava o seu primeiro disco a solo “Nácia Gomi” e pouco depois, junta-se a Bitori no projecto “Bitori Nha Bibinha & Chando Graciosa”, assim como com Tchota Suari, gravando “Valor sem favor”, em 2000.

“Simintera”, em 2002, “Dor di mundo”, em 2004, “Konsedju”, em 2011, e “Sabura ka ta mata”, em 2017, são os outros álbuns do artista que nasceu em São Tomé e Príncipe, tendo ido a Cabo Verde com os pais com poucos meses de vida, fixando-se no Tarrafal.

Nas celebrações do 48º Aniversário da Independência Nacional, Chando Graciosa que, “ligado essencialmente à promoção do funaná genuíno”, trouxe para o panorama musical cabo-verdiano composições de reconhecido valor patrimonial e cultural, foi distinguido e condecorado pelo Presidente da República, José Maria Neves.

DR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos