Lisboa, 07 Nov (Inforpress) – O ministro das Comunidades, Jorge Santos, participa, nos dias 08 e 09, em Santa Cruz de Tenerife (Ilhas Canárias, Espanha), na XXVIII Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas (CPRUP), em representação do Governo cabo-verdiano.
O evento, que acontece sob a presidência de Fernando Clavijo Batlle, do Governo das Ilhas Canárias, vai dar por finda a das Canárias no CPRUP (2022-2023), dando lugar à presidência rotativa da região Francesa da Reunião, que a assumirá no período 2023/2024.
Conforme um comunicado do Governo, tal como nas edições anteriores, a conferência apresenta-se como um “momento ideal” para abordar, em conjunto com as instituições europeias e com os respectivos Estados, “a tomada em consideração das questões especificas das Regiões Ultraperiférica e a sua adequada integração no sistema jurídico da União Europeia”.
A conferência marca a agenda europeia antes das próximas eleições para o Parlamento Europeu, “em plena reflexão sobre o futuro da política de coesão e com muitas iniciativas legislativas importantes em preparação para a Europa”.
De acordo com a mesma fonte, vai ser um momento de partilhar os desafios futuros imediatos, assim como a união de esforços em benefício desses territórios, como por exemplo no domínio da cooperação reforçada entre a RUP da Macaronésia e Cabo Verde.
A XXVIII Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas vai adoptar, no final, as suas conclusões sob a forma de uma Declaração Final que refletirá as posições políticas comuns das Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia.
As RUP representam um grupo de oito ilhas e arquipélagos distribuídos pelo mar das Caraíbas, Oceano Índico e Macaronésia, e um enclave continental na floresta amazónica, compostas por seis colectividades francesas do ultramar (Guiana, Guadalupe, Martinica, Maiote, Reunião e Saint-Martin), duas regiões autónomas portuguesas (Açores e Madeira) e uma comunidade autónoma espanhola (as Ilhas Canárias).
DR/AA
Inforpress/Fim