Portugal: Jacira da Conceição, Sara Sarowsky, João do Rosário e associação cabo-verdiana recebem Prémio Mérito Migrante

Lisboa, 16 Set (Inforpress) – Os cabo-verdianos Jacira da Conceição (ceramista), Sara Sarowsky (empreendedora), João do Rosário (jornalista) e a Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém estão entre os galardoados na II Gala Mérito Migrante.

O evento, promovido pela Associação Lusofonia Cultura e Cidadania (ALCC) e financiado pelo Alto Comissariado para as Migrações, aconteceu na noite desta sexta-feira, no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República Portuguesa, que apoia a iniciativa.

Jacira da Conceição foi premiada na categoria “Cultura”, Sara Sarowsky na categoria “Empreendedora”, João do Rosário na categoria “Comunicação” e a Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém na categoria “Associativismo”.

Também a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA), que teve como presidente fundados o cabo-verdiano Paulo Mendes, também foi galardoada na categoria “Associativismo.

Na categoria “Empresário” foi premiado Tiago Cardoso, na categoria “Empresa” foi galardoada “Vou mudar para Portugal”, na categoria “Empresária” Isabel de Paula, na categoria “Empreendedora” Roselyn Silva e Isabel Cutana, na categoria “Cultura” António Prazeres Tonecas, Renato Rodyner, Lívio de Morais e Valéria Carvalho.

Na categoria “Investigação” foi galardoada Linete Rosário, na categoria “Política” Beatriz Gomes Dias, na categoria “Associativismo” a Associação Renovar Mouraria, na categoria “Educação” a Universidade Lusófona e na categoria “Instituto Público” o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM).

De acordo com a mentora da gala e gestora de projectos da ALCC, Nilzete Pacheco, o evento visa “celebrar a diversidade cultural e a riqueza” que os migrantes trazem para a sociedade portuguesa, incentivando a integração e a coexistência harmoniosa entre diferentes comunidades.

Busca ainda, conforme ela, proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências entre migrantes e nativos, enfatizando a importância da solidariedade e do entendimento mútuo.

“O evento promove o entendimento intercultural e destaca histórias inspiradoras de superação e contribuição à comunidade portuguesa. Além de ser uma celebração, serve também como uma plataforma para promover o diálogo e a compreensão entre diferentes comunidades, abordando temas como a integração, direitos humanos e oportunidades de colaboração”, explicou.

A II Gala Mérito Migrante homenageou Antonieta Rosa Gomes, política da Guiné-Bissau, fundadora e líder do Fórum Cívico Guineense-Social Democracia. Foi também ministra da Justiça e ministra dos Negócios Estrangeiros no seu país.

Na I Gala de Mérito Migrante, em 2022, Associação Caboverdeana de Lisboa (ACL) e a Associação Mudança e Representação Transcultural (AMRT), na categoria “Movimentos Associativos”, estavam entre as 14 personalidades, empresas e instituições galardoadas.

DR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos