Portugal: III volume da antologia “Mulheres e seus Destinos” foi apresentado hoje em Lisboa

Lisboa, 16 Set (Inforpress) – O III Volume da antologia “Mulheres e seus Destinos” foi hoje apresentado em Lisboa e contou com a presença da organizadora da obra, Lena Marçal, e de vários outros autores que participaram na mesma.

O evento, que aconteceu no Centro Cultural Cabo Verde (CCCV), teve como apresentadores Teresa Noronha e Carlos Vieira e um momento musical com as artistas Carla Correia, Heloisa Monteiro e Tonecas.

“O projecto acaba por constituir um espaço de ‘networking’ e de partilha entre mulheres de diferentes faixas etárias, diversos quadrantes sociais e particularmente mulheres escritoras e amantes da escrita livre”, disse Lena Marçal.

Conforme ela, a participação de todos foi uma troca de partilha, sentimentos, vivências e anseios, o que, na sua opinião, deixa a organização dessa antologia já a pensar na quarta edição.

Com participação também de homens, a obra traz consigo dois livros, sendo um de poemas e outro de prosas, abordando várias temáticas sobre a mulher, como as questões de género, política, o amor de mãe, o amor próprio e a sociedade em geral.

As prosas são um total de 97 trabalhos, escritas por 85 mulheres e 12 por homens, enquanto que de poesia contém 153, sendo 29 escritas por homens e 124 escritas por mulheres.

O projecto mantém o seu carácter plurilingue, incentivando escritos em crioulo, português, francês, espanhol e inglês, atendendo, assim, às solicitações das participantes no País e, sobretudo, na diáspora.

O I Volume da antologia “Mulheres e seus Destinos” contou com a participação de 180 mulheres de 15 nacionalidades e o II com 240 mulheres de 18 nacionalidades.

As receitas arrecadadas com a venda dos livros revertem-se, na sua totalidade, para instituições de cariz social, sendo que deste III Volume, a receita reverterá a favor da Associação para o Desenvolvimento de Chã das Furnas, no concelho da Ribeira Grande, e da Fundação Sima Júlia, com sede em São Lourenço dos Órgãos.

O I Volume da antologia “Mulheres e seus Destinos” teve como beneficiárias a Associação Cabo-verdiana de Luta contra a Violência Baseada no Gênero (ACLCVBG) e a Associação Cabo-verdiana de Luta contra o Cancro (ACLCC), tendo ambas recebido o montante de 150 mil escudos.

No II Volume o beneficiário foi o Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidades Especiais (CACVE), em São Vicente, que recebeu a quantia de 200 mil escudos.

DR/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos